Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 18 de dezembro de 2022

Rouquidão persistente pode ser indicativo de problemas mais graves

 


Rouquidão persistente pode ser indicativo de problemas mais graves e pode estar relacionada ao Covid-19, informa especialista


Otorrinolaringologista Flávia Lôbo faz importante alerta sobre rouquidão



Cientificamente, a rouquidão é uma alteração na voz que a deixa mais fraca ou diferente da normal. Ficar rouco por conta de uma gripe ou resfriado, por falar demais e em volume elevado, ou depois de acompanhar um show de música ou jogo de futebol é uma situação bastante normal e passageira. Com a intensa mudança climática da primavera para o verão, em meio a uma Copa do Mundo, e com a aproximação das confraternizações de final de ano, a rouquidão merece atenção se for prolongada, pois pode estar associada a algumas doenças e exigir tratamento especializado. 


De acordo com a otorrinolaringologista Flávia Lôbo, da Otorrino Center, empresa que integra o Grupo H+Brasil, uma das maiores holdings de saúde do país na área de multiespecialidades, existem inúmeras causas para a rouquidão. Dentre as mais comuns, estão as infecções de vias aéreas superiores (como gripe e resfriado comum) e o refluxo laringofaríngeo. Lesões benignas das cordas vocais - tais quais nódulos, pólipos e cistos -, doenças neurológicas, tumores benignos (como o papiloma) e malignos também configuram possíveis origens para a rouquidão. 


“Uma das causas frequentes de rouquidão é o refluxo laringofaríngeo e o seu tratamento envolve cuidados com dieta, com alguns hábitos, além do uso de certos medicamentos quando necessário”, afirma a médica. 


De todo modo, é importante procurar um especialista se a rouquidão persistir por mais de três semanas e na presença de sintomas associados, como engasgos, perda de peso, entre outros. 


Existem algumas dicas simples para tratar a rouquidão como, por exemplo, hidratar-se bastante, evitar gritar ou sussurrar, repousar a voz, não consumir alimentos e líquidos muito quentes ou muito gelados, assim como bebidas com cafeína.

 


Pós-Covid 


Após aproximadamente três anos de pandemia, quase 700 mil brasileiros já morreram em decorrência da Covid-19 e uma parte dos que sobreviveram à doença vêm relatando sequelas diversas, a exemplo de rouquidão, cansaço ao falar, pigarro e voz soprosa. Para a otorrinolaringologista, essas características são ainda mais comuns em pacientes que passaram por intubação orotraqueal por tempo prolongado.


No período pós-Covid, o sintoma mais prevalente e que tem gerado muito incômodo nos pacientes é a tosse persistente. Além dela, a rouquidão também tem sido uma queixa no consultório e, apesar de não muito frequente, pode acontecer também em quem desenvolveu a doença de forma branda. 


Para quem apresentar esses sintomas por mais de 15 dias após a recuperação da Covid-19, a especialista alerta: “Busque um otorrinolaringologista para avaliação do seu caso e melhor condução do tratamento”.


 Imagem comunidadevip

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑