Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Saúde distribui protetores solares para comunidade de albinos

 


Para isso, a pessoa interessada precisa fazer um cadastro no sistema municipal de saúde.

Com a chegada do verão, a preocupação com o cuidado da pele aumenta por conta da predominância do sol nesta estação. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está realizando a distribuição de protetores solares para a população com albinismo na cidade. O objetivo da dação é evitar complicações por essa exposição sem a devida proteção, principalmente nessa época do ano.


Por conta da falta da proteção natural da pele contra os raios ultravioletas do sol, as pessoas com albinismo necessitam do uso constante do material, com fator 60. Em Salvador, cerca de 250 pessoas têm albinismo e 116 destes estão cadastrados do sistema da rede municipal de saúde, que podem receber continuamente o produto.


Para os albinos que querem se inscrever no programa, é necessário comparecer na sede da SMS (Rua da Grécia, 3, Comércio) munidos dos seguintes documentos para abrir um processo de cadastro: Carteira de Identidade; CPF; Cartão SUS; Comprovante de Residência em nome do paciente; Relatório Médico com CID, no máximo 3 meses; Receita Médica no máximo 3 meses. Depois disso, a área técnica avalia e registra o nome do beneficiário no sistema para o produto ser entregue no Multicentro Vale das Pedrinhas, das 8h às 12h.


De acordo com o secretário Decio Martins, a iniciativa fortalece a assistência preventiva à saúde desta comunidade. “Com o advento do verão em uma cidade tropical como a nossa, ações como essa possibilitam aos pacientes com albinismo de se protegerem contra os raios solares, que podem acarretar problemas maiores para essa comunidade. Isso é o fortalecimento da universalização da saúde, que assegura o acesso para ser garantido para todas as pessoas”, destaca.


Características da doença


O albinismo pode ser identificado por meio de algumas características apresentadas pela pessoa e que estão relacionadas com a ausência total ou parcial de pigmentação da pele. Entre os agravos mais comuns entre esses pacientes está a baixa visão e complicações dermatológicas.


É importante que a pessoa com albinismo tenha alguns cuidados no dia a dia para preservar a sua saúde. A maior sensibilidade da pele e dos olhos é causada pela ausência da melanina. Dessa forma, alguns cuidados que devem ser seguidos.


– Usar chapéus ou acessórios que protejam a cabeça dos raios solares;

– Usar roupas que protejam bem a pele como camisas de manga comprida;

– Utilizar óculos escuros, para proteger bem os olhos dos raios solares e para evitar a sensibilidade à luz;

– Passar filtro solar de FPS 30 ou mais antes de sair de casa, inclusive em dias chuvosos ou nublados;

– Fazer uso de suplemento de vitamina D, já que jamais é aconselhado que se exponham diretamente ao sol.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑