Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Saúde realiza mobilização de exame para detecção de doenças pulmonares


 Foto: Bruno Concha/Secom

A partir desta segunda-feira (12) até a sexta (16), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está oferecendo o exame de espirometria, importante aliado para avaliar e detectar doenças pulmonares, no Multicentro Carlos Gomes, das 8h às 17h.  O serviço será exclusivamente por agendamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), mediante requerimento médico, documento oficial e Cartão SUS de Salvador.

As principais indicações para realização do exame são o rastreio de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) em tabagistas com mais de 40 anos; pré-operatório de cirurgia de ressecção pulmonar; identificação do acometimento pulmonar em doenças sistêmicas e avaliação de paraefeitos pulmonares por drogas. A ação é em parceria com a Boehringer Ingelheim (Projeto Abraçar).

O titular da pasta, Decio Martins, destaca que o reforço nos procedimentos preventivos visa promover ao soteropolitanos a condição de cuidar melhor da saúde. “Boa parte das doenças graves que afetam as pessoas podem ser evitadas se o paciente buscar os serviços de saúde, como consultas e exames. É com esse entendimento que cada vez mais avançamos em disponibilizar os procedimentos necessários para os cuidados com a saúde”.

A coordenadora da Atenção Especializada à Saúde, Flora Miguez, explica que a espirometria é imprescindível para diagnosticar patologias capazes de comprometer a saúde dos pulmões. “Durante o procedimento é possível determinar se o volume de ar inspirado é suficiente no organismo do paciente, ou se existe algum fator problemático na respiração. Uma série de agravos pode ser detectada para o tratamento precoce”, alerta.

Exame – A espirometria é um exame não invasivo, indolor e que verifica a condição pulmonar do paciente, contando com a colaboração do mesmo na realização do procedimento, através da respiração em um bocal descartável. O aparelho utilizado é chamado de espirômetro que fornece dados precisos nos testes de função pulmonar e é acompanhado de uma cabine de biossegurança projetada para proteger os pacientes e técnicos em função do alto risco de contágio por Covid-19. A cabine é equipada com dois filtros microbiológicos de alta capacidade que permitem higienização e desinfecção de forma prática.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador-Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑