Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 4 de dezembro de 2022

Saúde - TPM pode provocar mau hálito!

 


Imagem: Freepik


A Tensão Pré-Menstrual, popularmente conhecida pela sua abreviação – TPM, geralmente provoca nas mulheres irritação, inchaço, cólica e dor de cabeça. Para o cirurgião-dentista Leonardo Carvalho, o que muita gente não sabe é que esse período também pode desencadear incômodos orais, a exemplo do mau hálito. 


“A TPM provoca uma série de mudanças hormonais e uma delas é a alteração hídrica no organismo das mulheres, inclusive por isso que surgem os inchaços em pontos distintos do corpo. No quesito oral, pode causar a diminuição da produção de saliva, que consequentemente desencadeia o aumento da saburra lingual, que é aquela camada esbranquiçada localizada em cima da língua. Essa saburra contém bactérias que metabolizam os restos alimentares, havendo neste processo a liberação de enxofre. Por isso é possível afirmar que o mau hálito é potencializado durante essa fase”, explica o dentista.


Outro ponto importante levantado pelo dentista é a relação alimentação e mau hálito. “Com a diminuição dos hormônios que dão a sensação de prazer e bem-estar, a exemplo da endorfina, é natural haver uma vontade de consumir mais doces no período do TPM, de modo a suprir essa escassez. Só que ingerir esses alimentos de forma acentuada pode provocar o aumento de placas bacterianas e gengivites, que são problemas orais que também causam o mau hálito”, conta o especialista.


E como evitar o problema durante a TPM? Leonardo Carvalho dá dicas que podem ajudar! “Aumentar a ingestão de água para mais de dois litros diários; comer de três em três horas, já que a mastigação estimula a salivação; praticar exercícios físicos, pois eles proporcionam a energia necessária para o seu organismo, evitando assim o consumo desenfreado de doces; sempre escovar os dentes após as refeições, não esquecendo da escovação da língua; e não deixando de fazer visitas periódicas ao dentista”, conclui o odontólogo.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑