Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Alergia à proteína do leite: como identificar os sintomas e distinguir das demais alergias?

 


Após a divulgação de diversas celebridades sobre manifestações de irritabilidade em seus filhos, dermatologista do nicho infantil explica como entender e diferenciar os sinais


É fato que, com pouco tempo de vida, as crianças possuem uma comunicação limitada. Desta forma, sem o desenvolvimento da fala, alguns pais podem ter dificuldades para decifrar o que os bebês querem dizer com as maneiras abstratas que usam para expressar os seus sentimentos e, muitas vezes, é preciso contar com a ajuda de um profissional. 


O desenvolvimento de alergias e irritações são exemplos de situações em que crianças pequenas podem ter dificuldade para verbalizar os sintomas. Sendo assim, os pais devem observá-las com cautela, visando entender a gravidade dos sinais e como agir diante deles. A dermatologista infantil Camila Reis, é especialista da área há mais de 12 anos e uma das médicas presentes no portfólio da Baby Concierge, face digital do universo materno-infantil. De acordo com ela, as causas mais comuns das irritações em bebês são  “a dermatite de contato, causada pelo toque direto com determinada superfície, a alergia alimentar e principalmente, a alergia à proteína do leite”. Esta última, pode ser considerada a mais comum entre os recém-nascidos. Casos semelhantes se manifestaram em filhos de diversas celebridades como Lore Improta, Fernanda Lima, MC Loma e Débora Silva, esposa do cantor Mano Walter, entre muitas outras mamães famosas e anônimas que precisam adequar suas rotinas aos diferentes casos de alergia existentes.


Além de alergias alimentares, a irritabilidade provocada por picadas de insetos também deve ser fiscalizada, especialmente no verão. Em dias quentes, o acúmulo de mosquitos costuma agravar e, sobre a proteção dos pequenos nesta época do ano, Camila afirma: “para proteger os bebês é preciso garantir o uso constante de repelentes específicos para cada faixa etária, utilizar roupas que cubram ao menos as pernas, sobretudo no fim do dia e não esquecer de hidratar a pele do bebê após o banho”. Ainda sobre os insetos, a dermatologista diz que as irritações resultantes de alergias alimentares podem ser parecidas, mas uma pequena observação pode ser decisiva neste momento. “Muitas vezes, ambos sintomas são parecidos, mesmo que isso não seja regra e as alergias alimentares costumem acontecer de forma disseminada. É preciso avaliar a área das fraldas para perceber a diferença. Principalmente no caso da alergia ao leite, as irritações costumam vir acompanhadas de diarréia. Ainda assim, reforço a importância de uma análise especialista”. 


Ressaltando a sensibilidade da pele dos bebês, Camila ainda fala sobre os cuidados com vestimentas, que os pais podem aplicar à rotina para evitar sintomas de alergia. “A primeira dica é sempre priorizar banhos rápidos e com temperaturas amenas, evitar esfregões na pele e o uso de tecidos grosseiros, optar sempre pelo algodão. Roupas sintéticas também devem ficar em segundo plano e a lavagem por meio de alvejantes e produtos de limpeza deve ser dispensada”. 


Por fim, a dermatologista diz que os sinais visíveis que merecem atenção são “lesões avermelhadas e disseminadas que coçam, placas vermelhas ou esbranquiçadas na pele e irritabilidade”. Em relação à procura por um profissional, Camila alerta que a visita deve acontecer antes mesmo dos sintomas começarem: “Tratando-se de alergias, é importante sempre buscar um especialista para tratamentos preventivos e manutenção. É muito importante também, não medicar os bebês se os sintomas persistirem após os cuidados. Isso, além de mascarar os sintomas, pode dificultar o diagnóstico”, finaliza.



0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑