Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Alunos da rede municipal de Salvador são aprovados no Ifba


 

Fotos: Enaldo Pinto/Smed e Divulgação

Ingressar em um dos cursos técnicos do Ensino Médio ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) é uma grande conquista para alunos de qualquer rede de ensino, seja pública ou privada. A partir do ano letivo de 2023, sessenta e sete alunos de 18 escolas municipais de Salvador viverão essa experiência. Eles passaram no processo seletivo do Ifba e ingressarão nessa instituição pública, reconhecida pela excelência em educação profissional.


Entre eles, 17 estudarão na unidade de Simões Filho e os demais, em Salvador. O processo seletivo para este ano somou na Bahia 23.614 inscrições para 5.304 vagas. Dentre os aprovados estão a aluna Larrisa Barbosa da Silva, 14 anos, da Escola Municipal Maria Constança, situada na Mata Escura.


Ela conta que era um sonho desde pequena estudar no Instituto. Aprovada no curso de Refrigeração e Climatização, Larissa se sente desafiada por ingressar em uma área predominantemente masculina. “Desde nova eu já sabia que eu ia para o Ifba. Eu estava confiante da minha aprovação, estou muito feliz por ter alcançado esse objetivo. Eu quero fazer refrigeração, pois gosto bastante da área. É um universo muito masculino, então ver mulheres nessa profissão sempre foi um pouco complicado. Por isso é muito importante a mulher provar e mostrar que esse lugar também é dela, que podemos estar onde queremos”, afirmou.


Exemplo – Seguindo o exemplo do irmão, o aluno João Emanoel Santos Souza, 15 anos, foi aprovado no curso de Mecânica. "Meu irmão era da rede municipal, estudou no Ifba e hoje cursa a Faculdade de Engenharia na Ufba", diz, com orgulho. Ele conta que isso o fez se interessar ainda mais para concorrer a uma vaga.

“Estudar no Ifba traz muitas oportunidades e foi por isso que quis ir para lá. Eu sempre quis descobrir a mecânica de tudo, máquinas, equipamentos... E recebi muitos incentivos em casa e na escola”, declarou. João contou que estudou na Maria Constança do 1º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental. "Eu aprendi muito, aqui eu me desenvolvi bastante. Sempre tive incentivo, inclusive para participar deste processo seletivo. Estou muito orgulhoso”, ressalta João Emanoel.

Há 11 anos na rede municipal, a gestora da unidade escolar Andreia Bastos Rodrigues dos Santos destaca a importância da educação municipal na vida desses alunos. “Vejo que eles são vitoriosos porque passaram por pandemia, venceram essa lacuna pedagógica e não desistiram. Sinto muito orgulho de que sejam de escola pública, porque precisamos desmistificar essa história de que o ensino na rede pública não é bom. Tem muita gente competente aqui, tanto alunos quanto professores, coordenadores e colaboradores, todos dando o seu melhor. Eu me sinto realizada na rede municipal e tenho essa sensação de dever cumprido, quando vejo nossos alunos crescendo e se desenvolvendo.”


A mãe do adolescente, Ana Lúcia Santos de Jesus, 56 anos, criou sozinha três filhos que são motivo de orgulho. “João é um menino muito esforçado e estudioso. Nunca precisei mandar estudar. Tenho mais dois filhos: uma menina que hoje é arquiteta e um menino que faz engenharia na Ufba. Estou muito orgulhosa e satisfeita!”.


Incentivo – A Escola Municipal Joir Brasileiro, em Brotas, é uma das unidades que mais tem estudantes aprovados no Ifba, com 12 alunos nos cursos de Mecânica e Edificações. Para os estudantes, uma realização, uma oportunidade de desenvolvimento acadêmico e de crescimento pessoal e profissional.

A aluna Vitória Machado Santos Costa, 14 anos, nem pensava em fazer a seleção, mas com muito incentivo da escola, resolveu arriscar. “A professora Evanildes me incentivou dizendo que seria muito bom. Então, eu me inscrevi sem pretensões e, quando eu recebi a notícia de que tinha passado no curso de Eletrônica, fiquei muito feliz, nem acreditei. Pretendo seguir com essa carreira, pois me identifico muito”.



A dona de casa Marinalva Machado, mãe de Vitória, era só sorrisos e emoção. “Eu achei muito importante esse incentivo da escola para ela fazer o concurso. Espero que ela se dedique, aprenda bastante e cresça muito”.


Outro que está ansioso e receoso ao mesmo tempo é Gabriel Silva Pires, 15 anos. Ele conta que é filho único e para ele esse vai ser um novo desafio para um menino que veio da periferia. “A direção da escola sempre nos incentivou, mostrando as possibilidades que teremos em uma estrutura maior, com mais oportunidades, fazendo cursos que podem nos garantir um emprego, além de poder estagiar em grandes empresas. Aprendi aqui na escola que a vida é de novas experiências, então vou encarar e aprender ao máximo”.


“Nós aqui confiamos no potencial de nossos alunos, eles sempre são estimulados e conscientizados de que podem passar em concursos como esses, que conseguirão galgar espaços nem pensados por eles mesmos. Eu sempre digo que não se limitem, pois são capazes de concorrerem com qualquer estudante, mesmo da melhor escola de Salvador e isso foi comprovado com essas aprovações e quantidade de alunos que conseguimos levar para o Ifba”, defendeu a diretora Janai Guimarães da Silva Correia.


Demais unidades – Destaca-se, ainda, a Escola Municipal de Ilha de Maré, com 17 alunos aprovados na unidade do Ifba de Simões Filho, nos cursos de Petróleo e Gás Natural, Eletromecânica e Mecânica. Outras unidades com alunos aprovados são a 2 de Julho (Trobogy), Adroaldo Ribeiro Costa (Resgate), Alfredo Amorim (Ribeira), Amélia Rodrigues (Tororó), Brigadeiro Eduardo Gomes (São Cristóvão), Nova Sussuarana, Pituaçu, Hildete Bahia (Garcia), Jardim das Margaridas, Professora Maria José de Paula Moreira (Ribeira), Professor Antônio Carvalho Guedes (Capelinha), Sebastião Dias (Daniel Lisboa), Suzana Imbassahy (Barbalho), Teodoro Sampaio (Santa Cruz) e Instituto Municipal de Educação Professor José Arapiraca – Imeja (Boca do Rio).

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑