Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Após controle de incêndio, Governo determina prioridade em recuperação de danos no TCA


Foto: Antonio Queirós/GOVBA

Em decorrência dos danos sofridos pelo incêndio no telhado do Teatro Castro Alves (TCA), nesta quarta-feira (25), a Secretaria da Cultura do Estado da Bahia (Secult) anunciou, na manhã desta quinta-feira (26), o cancelamento dos eventos agendados para a Sala Principal do teatro, até o mês de fevereiro. As fases do trabalho preliminar às intervenções incluem perícia no local, que já foi iniciada pela Polícia Técnica e avaliação da estrutura civil do espaço, que será executada pela Defesa Civil de Salvador (Codesal).


A primeira reunião do Grupo de Trabalho, que tem como principal demanda a reparação dos danos sofridos ao equipamento cultural, após o sinistro, e a retomada das atividades na Sala Principal do TCA, ocorreu na manhã desta quinta-feira. Presentes à reunião, os gestores das secretarias da Cultura, Bruno Monteiro, de Turismo, Maurício Bacelar, e da Casa Civil, Carlos Melo. O coronel do Corpo de Bombeiros Militar, Aloísio Fernandes, e o diretor do TCA, Moacyr Gramacho, também participaram do encontro que resultou no mapeamento da situação e estabelecimento um cronograma de trabalho.


Grupo de


Trabalho se reúne e define suspensão da pauta do TCA até fevereiro

Foto: Antonio Queirós/GOVBA

Em uma ação conjunta, órgãos do Governo do Estado atuam com prioridade na intervenção. O trabalho para o restabelecimento do funcionamento da Sala Principal do TCA será realizado por fases e envolve a atuação de diversos órgãos. “Com a responsabilidade que a gente precisa ter, por se tratar de um patrimônio tombado, cujas consequências do sinistro ainda serão avaliadas e periciadas, nós anunciamos a suspensão da pauta da Sala Principal do TCA, em fevereiro”, explica o secretário de Cultura, Bruno Monteiro.


A primeira fase do trabalho de recuperação depende da perícia realizada pela Polícia Técnica, que teve início na manhã desta quinta-feira. Em seguida, as equipes de limpeza e manutenção do teatro entram em ação, para que então, a Codesal possa assumir a avaliação de possíveis danos causados à macroestrutura do TCA. Só depois, a Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur), será acionada para dimensionar e apresentar um orçamento da obra de recuperação.


Após controle de incêndio, Governo determina prioridade em recuperação de danos no TCA


O incêndio que atingiu o TCA, na quarta-feira (25), ficou confinado entre duas proteções do terraço. O primeiro acesso do Corpo de Bombeiros ocorreu pelo telhado do teatro. Quando as chamas foram controladas, a parte superior do telhado foi aberta, permitindo a ventilação natural, que reduziu o calor e permitiu a identificação dos focos do incêndio, controlando-o.


Fotos: Antonio Queirós/GOVBA 

Fotos: Joá Souza/GOVBA



0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑