Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Burnout Parental: psicólogo aponta os principais sinais e como lidar



Burnout Parental: psicólogo aponta os principais sinais e como lidar com esse problema que se tornou mais recorrente entre pais e mães


Cada vez mais em pauta, a palavra “Burnout” tem sido usada para designar um estado de esgotamento mental, que causa sintomas como cansaço, desânimo, desgaste emocional e estresse. Já para quem tem filhos, o problema é ainda pior, já que o acúmulo de tarefas profissionais, junto com as responsabilidades de ser pai e mãe, é uma das causas mais comuns para o chamado Burnout Parental.


Uma pesquisa realizada pela Universidade de Ohio mostrou que a maioria das pessoas com filhos menores de 18 anos já sofre com o Burnout Parental, onde 66% dos entrevistados apresentam sinais desse quadro de esgotamento mental. O estudo também apontou que as mulheres são as principais vítimas do mal, totalizando 68% dos casos. A prevalência do problema entre o sexo feminino acontece devido à maior cobrança social das mães, com relação aos cuidados dos filhos.


“O Burnout Parental está muito relacionado com uma relação desgastada e aversiva contínua dos pais com seus respectivos filhos, que costuma ter como consequência um estresse enorme”, diz Filipe Colombini, psicólogo, orientador parental e CEO da Equipe AT. “Entre os principais sinais do problema estão a falta de engajamento com a paternidade, o isolamento, a apatia e a tristeza, além de sintomas físicos nesses pais como, por exemplo, o enfraquecimento do sistema imunológico”, conclui.


Esse tipo de esgotamento mental também traz consequências que atingem a vida dos pais como um todo. “Além de um estado de irritabilidade constante, quem sofre de Burnout Parental também costuma se sentir culpado pela convivência ruim com seus filhos, culminando em um estado de isolamento e baixa regulação emocional. Isso desgasta o relacionamento do casal e afeta os vínculos pessoais de forma geral”, afirma o psicólogo.


Além disso, é claro que as crianças também são afetadas por esse estado constante de estresse que envolve a relação familiar. “Tanto a falta de engajamento quanto a maior irritabilidade faz com que os pais percam o interesse pela paternidade e se tornem mais agressivos com os filhos, o que afeta de forma extremamente negativa o desenvolvimento saudável dos pequenos e pode, até mesmo, acarretar complicações psiquiátricas”, explica o orientador parental.


Quando identificado, o essencial é que o Burnout Parental seja tratado a partir de uma maior comunicação entre a família. “Os pais, sejam casados ou não, devem buscar compreender melhor quais são as causas do problema e, é claro, procurar ajuda profissional para resolver a situação”, diz o especialista. “Além da terapia em consultório e do acompanhamento psiquiátrico, o Acompanhamento Terapêutico, conhecido como AT, por ser uma modalidade de terapia psicológica que atende fora do consultório, acessa diretamente o ambiente da família e tem mais assertividade no tratamento”, conclui.


Fonte Filipe Colombini: psicólogo, fundador e CEO da Equipe AT, empresa com foco em Acompanhamento Terapêutico (AT) e atendimento fora do consultório, que atua em São Paulo (SP) desde 2012. 


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑