Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Café Feminino homenageia agricultoras do Sudoeste Baiano

 




A Cooperativa Mista dos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Cooperbac), em Barra do Choça, chegou no ano de 2023 com novidades. Entre elas, o lançamento do Café Feminino Cooperbac, 100% arábica, produzido em altitude acima de 850 metros, comercializado em embalagem de 250 gramas, que homenageia as 73 mulheres agricultoras cooperadas que produzem café.  


“O Café Feminino mostra a capacidade que a mulher tem de produzir café com qualidade e de gerenciar as propriedades e, isso, no decorrer dos tempos acontece nas sucessões familiares”, explica a presidente da Cooperbac, Joara Oliveira.  


A primeira homenageada é Marcia Rocha, produtora de café que está na Cooperbac há 10 anos. “É a realização de um sonho. Sempre sonhei em produzir um café especial. Sou cafeicultora apaixonada por café e fico muito feliz com esse reconhecimento”.  


A Cooperativa lançou também café o Cooperbac Premium, um café 100% puro, com grãos rigorosamente selecionados e o processamento diferenciado, exigência para esse tipo de produto. O Café Premium possui sabor natural mais achocolatado, cujo valor e sabor agregado tem destinação para um público específico de apreciadores desse tipo de café. 


Outra novidade é o Café Cooperbac Premium Orgânico, 100% arábica, feito com grãos selecionados, cultivados e produzidos isentos de agrotóxicos, respeitando a legislação dos orgânicos, que inclui produção, armazenamento, rotulagem, transporte, certificação, comercialização e fiscalização dos produtos. 


Além disso, a Cooperbac apresenta o Filtro de Papel para coar Café, tamanho 103, na caixa com 30 unidades, além dos produtos já conhecidos pelo público como o Café Cooperbac, Café Premium em grãos e o Café Tia Rege.  


As inovações são resultado do investimento do Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, que já destinou R$ 5,4 milhões para a Cooperbac. Os recursos foram aplicados na base de produção, aquisição de estufas, equipamentos, assistência técnica e extensão rural (ATER), implantação da unidade de processamento e torrefação de café, no desenvolvimento de embalagens e rótulos e outras estratégias para o acesso a mercados. 


Na cooperativa também foi implantado o Laboratório de Classificação Sensorial de Café, onde são certificados e emitidos laudos técnicos que habilitam o produto da Cooperbac para a comercialização junto a grandes marcas nacionais de café. 


O Bahia Produtiva é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.  



0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑