Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Catadores de materiais recicláveis vão contar com nova unidade de coleta

 


Catadores de materiais recicláveis de Feira de Santana vão contar com nova unidade de coleta 


Com o intuito de entregar um espaço adequado para que catadores e catadoras de materiais recicláveis avancem no trabalho ambiental, que gera emprego e renda e é base de sustento de suas famílias, representantes da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), visitaram, nesta quinta-feira (19), as obras de uma unidade de coleta e reciclagem de resíduos sólidos, localizada em Feira de Santana.  


O galpão, executado pela CAR, com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Funcep), será gerido pela Cooperativa dos Badameiros de Feira de Santana (Coobafs). A previsão de entrega é ainda no primeiro semestre deste ano de 2023. A atividade de reciclagem da Coobafs é realizada por pessoas, que em sua maioria, são ex-catadores do antigo lixão do município.   


O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, explica que é um ambiente para recepcionar, processar, embalar e vender o material reciclável. “A CAR foi provocada para entender esse mundo dos catadores de materiais recicláveis. Essa turma que faz um trabalho belíssimo para a Bahia e o Brasil em transformar o que iria para o lixo em renda e dignidade. A CAR tem o papel de ajudar esses projetos. A ideia é que Feira de Santana seja o projeto piloto dessa intervenção e que a gente possa desencadear uma série de ações voltadas para essa turma tão valorosa que é dos recicladores”.  



A primeira dama do estado da Bahia, Tatiana Velloso, também acompanhou a visita ao local e destacou que as catadoras e os catadores de materiais recicláveis são sujeitos importantes não só por gerar renda. “São guardiões do meio ambiente, fazem um trabalho integrando diversas dimensões de sustentabilidade e precisam, para além da visibilidade, a garantia de direitos pelos serviços prestados à sociedade, mas especialmente o direito à dignidade de vida e reconhecimento de sua importância”.  


A presidente da Coobafs, Ivonete Araújo, afirmou que o local oferece dignidade e segurança no desempenho das funções. “A nossa expectativa é ter um local nosso, adequado e com conforto melhor para a gente trabalhar”.  


O grupo visitou também a Associação Regional dos/as Trabalhadores(as) em Materiais Recicláveis de Feira de Santana/BA (Artemares) que já atua há 12 anos realizando esse serviço. O diretor da associação, Jaílton Cardoso, apresentou o trabalho desenvolvido e a importância dele. “Nós processamos mais de 60 toneladas de resíduos entre plástico, papel e metal. Quando a gente soma os recicladores de Feira de Santana e das cidades próximas, temos mais de 100 pessoas que conseguem uma renda média de um salário mínimo, a partir do que elas coletam”.  


 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑