Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Comerciantes comemoram atuação no Natal Salvador 2022

 


 

Os comerciantes que trabalham no Natal Salvador 2022 no Campo Grande comemoraram as vendas do período, no penúltimo dia de funcionamento da decoração no local. Mais de 800 mil pessoas visitaram a praça desde que ela recebeu a decoração especial, no dia 30 de novembro. As visitas podem ser feitas até esta sexta-feira (6). 

Um Acampamento de Natal levou artesanato e alimentação para dentro da praça. A estrutura foi composta por dez trailers com representantes de instituições sociais, artesãs e microempreendedores, que doaram parte das vendas a projetos sociais.  

Os espaços foram ocupados pelo projeto Empreenda Salvador, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), além da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), Mansão do Caminho, Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), que deu oportunidade aos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e associações Salvador Invisível, Pérola de Cristo e Movimentos de Rua. 

Nos trailers, foram comercializados tanto alimentos, como salgados, bolo de pote, maçã do amor, algodão-doce, biscoitos, panetones, broas, trufas, cones trufados e marshmallow. O artesanato também estava presente, em segmentos como roupas, artigos pessoais, colares, pulseiras e artigos para o lar. 

As artesãs Patrícia França, de 52 anos, e Vera Lúcia Souza, de 55, contaram que conseguiram comercializar todos os artigos natalinos. “Nós vendemos muitas guirlandas, toalhas de mesa natalinas e centros de mesa. As pessoas gostaram muito do nosso trabalho e inclusive muitas pegaram o nosso contato para encomendas futuras”, contou. No trailer compartilhado por elas há uma variedade de arte em tecido: bonecas de pano, nécessaire, porta-talher, máscaras para dormir e porta-pão, entre outros. 

Representante das Osid dentro da vila natalina, Jaqueline Duarte, de 46 anos, disse ter tido também uma boa experiência. “A procura foi grande, principalmente por panetone e pelas broas de Santa Dulce dos Pobres, os nossos carros-chefes. Aqui também comercializamos cookies, brownies e pães integrais, com estoque esgotado. Parte do dinheiro arrecadado é doada para as Obras Sociais Irmã Dulce”, relatou.  

Márcia Freitas, de 65 anos, também ficou muito feliz com o resultado. “Foi uma boa oportunidade para nós, e esperamos voltar nas próximas edições. Distribuímos muitos cartões com os nossos contatos e recebemos algumas encomendas”, conta ela, que confeccionou um presépio em gesso e velinhas para o Natal. Márcia trabalha com peças esotéricas, como organites e colares produzidos em resina, mandalas, porta-incensos e mensageiro dos ventos. Já a colega Rita de Cássia, de 60 anos, trabalha com artesanato produzido com PVC. 

Ambulantes – Para o entorno da praça, 160 vendedores ambulantes foram cadastrados pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e passaram por uma qualificação, em novembro, sobre empreendedorismo, marketing e hospitalidade, visando o desenvolvimento pessoal, profissional e melhor atendimento. O curso fez parte do programa Sou Salvador, criado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), com a parceria da Semop, da Vigilância Sanitária (Visa), da Diretoria de Políticas para Drogas, vinculada à Sempre, e da Uninassau. Além disso, os trabalhadores também receberam fardamento para atuação no local. 

O pipoqueiro Alexandre Silva, 38 anos, começou o mês vendendo na área externa e depois teve a oportunidade de atuar dentro da praça. “O evento é sempre bem-vindo. Para nós é como se fosse um 13º salário dos ambulantes. Eu fiz a qualificação em novembro e achei importante, pois aprendi muita coisa. Então, só tenho que agradecer a Deus”, disse. 

A vendedora de água mineral Cristiane Santos da Silva, de 47 anos, contou que a capacitação foi um grande diferencial para aprimorar as vendas através dos conhecimentos adquiridos. “Através da capacitação pude aprender a manusear o dinheiro da melhor forma, dicas de tratamento ao cliente. Aprendi muita coisa, foi uma oportunidade nunca dada a nós ambulantes, somos muito gratos por isso”.  

A ambulante Urânia Souza dos Santos, de 51 anos, também comemorou a regularização para trabalhar no Natal Salvador. “Atuo no ramo há mais de 30 anos e essa oportunidade que a Prefeitura nos dá, em poder trabalhar legalmente, ajuda muito a levar o sustento para nossas casas”.  

Atrativos – O tema do Natal Salvador 2022 é “Iluminando Nossos Sonhos”, levando o clima natalino para outros espaços públicos de lazer da cidade. Além do Campo Grande e da Praça João Martins (Paripe), As praças Artur Lago (Pernambués), ACM (São Caetano) e do Canal (Vale das Pedrinhas) também receberam a iluminação nesta edição e cada uma delas contou com uma média de 60 mil visitas no período. A Praça João Martins já recebeu mais de 200 mil pessoas até o momento. 

Este ano, graças à contenção da pandemia, não é preciso agendamento para conhecer a estrutura natalina do Campo Grande. O local recebeu cerca de 4 milhões de lâmpadas em LED. Logo na entrada, há um “Vilarejo Doce”, um conjunto de casinhas espalhadas por um corredor de 80 metros, com portas, janelas e adornos, cujas cores remetem ao leite, baunilha, canela e chocolate. 

No centro da praça está situada a “Árvore dos Sonhos Doces”, com 19 metros de altura. A estrutura é toda envolvida com festão verde e luzes de Natal. Os enfeites dela são bonecos de biscoito com 1,5 metro de altura, corações, meias, estrelas, laços, árvores e casinhas e no alto há uma estrela de luz. 

No lado direito da praça, há um presépio em homenagem às crianças, instalado em um elevado redondo e com uma choupana de palha seca ao fundo. A praça ainda tem dois nichos instagramáveis; uma Fábrica de Brinquedos com uma sala do Papai Noel e 16 árvores de LED com variação de luz em volta do lago cuja iluminação reflete na água. 

Fotos: Lucas Moura/Secom 


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑