Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Como será o funeral do Papa emérito Bento XVI



Corpo do religioso será velado a partir de segunda-feira na Santa Sé, anunciou o Vaticano; Papa Francisco rezará uma missa no dia 5


Quando morre um Papa, a tradição do Vaticano para funerais é bastante clara e antiga, mas o fato de Bento XVI, cuja morte aos 95 anos foi anunciada neste sábado, ter sido a primeira pessoa a renunciar ao Pontificado em seis séculos deixa os preparativos mais incertos. Segundo a Santa Sé, o corpo será exposto na Basílica de São Pedro a partir da manhã de segunda-feira para que os fiéis possam se despedir.


Em nota, a Igreja disse que o corpo de Bento XVI permanecerá no mosteiro Mater Ecclesiae, onde ele vivia desde que renunciou ao trono de São Pedro em 2013, até segunda-feira, quando será levado para a Basílica de São Pedro e poderá ser visitado por fiéis a partir das 9h (5h no Brasil). O espaço também ficará aberto das 7h às 19h, hora local, na terça e na quarta.


O funeral, afirmou a instituição, será na quinta-feira, com uma missa presidida pelo Papa Francisco na Praça de São Pedro. A cerimônia, marcada para começar às 9h30 (5h30 no Brasil), será a primeira vez na História milenar da Igreja católica que um Papa em exercício presidirá o funeral de um Pontífice emérito. De acordo com o porta-voz da Santa Sé, os rituais serão "solenes, mas sóbrios", e terão a presença das delegações oficiais da Itália e da Alemanha, país natal de Bento.


Bento XVI: Confira a repercussão na imprensa internacional da morte do religioso

Os procedimentos devem ser similar aos previstos para funerais papais tradicionais, mas ainda há uma série de incógnitas. Não se sabe se Bento, cujo nome de batismo é Joseph Ratzinger, usará as costumeiras vestes vermelhas papais e o pálio — colarinho de lã branca — ou se haverá os costumeiros nove dias de luto, conhecidos como Novendiales, por exemplo.


Com informações O Globo

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑