Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Confira a balneabilidade das praias para o final de semana

 


O Boletim de Balneabilidade divulgado pelo Inema analisa a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, ou seja, direto e prolongado, onde a possibilidade de ingestão é elevada.


No período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças. Além disso, é desaconselhável, ainda em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.


Os critérios adotados pelo Inema estão definidos na Resolução CONAMA nº 274, de 29 de novembro de 2000. Adotou-se a Escherichia coli como indicador microbiológico, para avaliação da restrição. A E. coli é uma bactéria abundante em fezes humanas e de animais, tendo somente, sido encontrada em esgotos, efluentes, águas naturais e solos que tenham recebido contaminação fecal recente.


A amostragem é feita, preferencialmente, no dia de maior afluência do público às praias. A balneabilidade é considerada Imprópria quando a densidade de E. coli for superior a 800 UFC/100 ml, em duas ou mais amostras, de um conjunto de cinco semanas, coletadas no  mesmo local ou  o valor obtido na última amostragem for superior a 2000UFC/100ml.


Mesmo apresentando baixas densidades de bactérias fecais, uma praia pode ser classificada na categoria Imprópria quando ocorrerem circunstâncias que desaconselhem a recreação de contato primário, tais como: derramamento de óleo; extravasamento de esgoto; ocorrência de maré vermelha; floração de algas potencialmente tóxicas ou outros organismos e surtos de doenças de veiculação hídrica (Baseado no Art. 3º, §º1, CONAMA 274/2000).


Baixe o aplicativo “Vai Dar Praia”, disponível para dispositivos móveis com sistema operacional Android e iOS, e confira a qualquer momento as informações sobre a qualidade das praias.


Veja abaixo a lista das praias impróprias para banho, divulgada no dia 20/01/2023:


Salvador


São Tomé de Paripe (Em frente à casa Vila Maria, ao lado da rampa de acesso à praia), Periperi (Na saída de acesso à praia, após travessia da via férrea), Pedra Furada (Atrás do Hospital Sagrada Família, em frente à ladeira que dá acesso à praia), Roma (Rua Prof. Roberto Correia, junto à descida de acesso à praia, fundo do Hospital São Jorge), Marina Contorno (Na Av. Contorno, entre a Marina e o Restaurante do Amado), Porto da Barra (Av. Sete de Setembro, em frente à Rua César Zama, junto à escada de acesso a praia), Armação (Em frente ao Hotel Alah Mar e a Rua João Mendes da Costa), Boca do Rio (Em frente ao posto Salva Vidas) e Patamares (Em frente ao posto Salva Vidas Patamares. Próximo ao Coliseu do Forró e Caranguejo de Sergipe).


Baía de Todos os Santos – Litoral Salvador


Madre de Deus (Sob a ponte em Madre de Deus), Cabuçu (Em frente às barracas da Rua do Porto), Itapema (Em frente à Vivenda das Rosas), Salinas (Próximo ao píer, em frente ao Hotel de Salinas), Cações (Próximo à Escola Ruy Barbosa e à Igreja Nossa Senhora Coração de Jesus), Cacha Prego (Em frente à Praça de Caixa Prego), Barra de Tairú (Em frente ao Bar e Restaurante Rio do Mar), Barra Grande (Ao lado do Cais de Barra Grande), Conceição (Em frente à Igreja Nossa Senhora da Conceição), Barra do Pote (Em frente à Barraca Veleiro), Barra do Gil (Em frente às barracas de praia), Penha (Em frente ao Restaurante Farol da Penha) e Gameleira (Em frente à Cruz da Gameleira).


Costa dos Coqueiros – Litoral Norte


Buraquinho (A cerca de 200 m da foz do Rio Joanes), Praia do Forte (Em frente à igrejinha) e Imbassaí (Em frente às barracas de praias da localidade, próximo à foz do Rio Imbassaí).


Costa do Cacau – Litoral Sul


Concha (Em frente às barracas de praia, próximo à desembocadura do Rio de Contas), Marciano (Próximo ao Bar Litrão), Malhado (Próximo à escultura da sereia), Avenida (Próximo à lanchonete subway), Cristo (Próximo à Barraca Point Conde Badaró), Sul (Em frente às barracas, acesso Km 0, em direção ao Aeroporto de Ilhéus), Ceplus Montante (À montante da ETE da Embasa), Ceplus Jusante (Atrás da cabana Guarany),

Olivença (100 metros após a foz do riacho) e Costa – Canavieiras (Em frente à Praça principal da Orla Marítima de Canavieiras).


Costa do Dendê – Litoral Baixo Sul


4ª. Praia de Morro de São Paulo (Início da quarta praia) e Guaibim (Em frente à Praça principal de Guaibim).

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑