Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Conselho federal promove a valorização dos técnicos industriais


Campanha institucional evidencia a importância da categoria para o desenvolvimento socioeconômico da Nação e e destaca a presença do Sistema CFT/CRTs em todas as regiões do Brasil.


O ano de 2023 deverá marcar uma nova etapa na história do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT). A diretoria executiva da autarquia federal, criada por meio da Lei nº 13.639/ 2018, estipulou metas de investimentos na gestão 2022/2026. Entre os avanços estão a nomeação dos funcionários selecionados em processo público, desenvolvimento de novas ferramentas tecnológicas utilizadas no atendimento aos profissionais registrados no conselho de classe, além da campanha publicitária institucional que evidencia a importância dos técnicos industriais no desenvolvimento socioeconômico da Nação e destaca a presença do Sistema CFT/CRTs em todas as regiões do Brasil.



“Técnico industrial valorizado, sociedade protegida”


Todas as ações estão fundamentadas pelo slogan “Técnico industrial valorizado, sociedade protegida”. No âmbito da categoria, o CFT atua diretamente com mais de 672 mil técnicos registrados no Sistema CFT/CRTs nos 26 estados e também no Distrito Federal.


Por ter nascido 100% digital o CFT tem um canal próprio de comunicação no ambiente virtual. Por meio do aplicativo e-Tecnico os técnicos industriais podem requerer o registro profissional, emitir Termos de Responsabilidade Técnica (TRTs), recolher tributos, validar certidões, emitir a carteira profissional digital, receber notícias e acompanhar todos os registros no ambiente profissional do Sistema de Informação dos Conselhos de Técnicos Industriais (Sinceti).


Palavra do presidente


“O CFT, junto com os 11 conselhos regionais que integram o Sistema CFT/CRTs, normatiza e fiscaliza o exercício legal da profissão em todas as unidades da federação, contribuindo assim com o cotidiano das pessoas e com os setores da economia que absorvem o conhecimento e a experiência de homens e mulheres, profissionais registrados e habilitados em diversas modalidades técnicas", destaca o presidente do CFT.


Solomar Rockembach, ao lado dos demais membros da diretoria executiva, ressalta que entre os objetivos está a consolidação da missão de tornar o CFT referência como conselho profissional, prestando serviços de forma dinâmica e inovadora, com reconhecimento da sociedade e da própria categoria técnica. No próximo ano, o CFT deverá ampliar a articulação política junto ao Congresso Nacional e ao Governo Federal, reforçando questões importantes, como a criação da caixa de assistência dos técnicos industriais, fortalecimento do ensino técnico e demais questões que, na visão da diretoria executiva, poderão resultar em benefício para os técnicos industriais e também para a sociedade.


Histórico


Em 26 de março de 2018, depois de 40 anos de mobilização, foi sancionada a Lei nº 13.639/2018, que cria o Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) e os Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais (CRTs), órgãos que integram o Sistema CFT/CRTs, com competência exclusiva para orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional dos técnicos industriais.


Caracterizado como autarquia federal com personalidade jurídica de direito público, o CFT representa mais do que uma conquista histórica, alicerçada pela concretização de um ciclo político/sindical. Quando a legislação foi sancionada pela Presidência da República, encerrou-se um ciclo importante e iniciou-se outro, voltado à valorização de mais de um milhão de profissionais, devidamente reconhecidos e, assim como em outros países desenvolvidos, imprescindíveis para o desenvolvimento do Brasil. 


A criação do conselho profissional próprio, além de trazer mais segurança à sociedade, reparou uma injustiça histórica enfrentada no conselho anterior, marcada por perseguição, discriminação e cerceamento da liberdade, no que tange ao exercício da profissão do técnico industrial, em todas as suas modalidades. 


O Sistema CFT/CRTs tem como objetivo manter essa liberdade e garantir que o técnico industrial seja respeitado, valorizado e tenha o seu exercício profissional plenamente garantido em todo o território nacional, com o cumprimento da legislação profissional, bem como do Decreto nº 90.922/85, que regulamenta a referida lei. Cabe ao CFT disciplinar, normatizar, fiscalizar, edificar, valorizar e construir um relacionamento institucional com o Poder Público, instituições e a socedade, sempre com o objetivo de preservar a qualidade dos serviços prestados pelos técnicos.


Também é papel do CFT zelar para que somente aqueles técnicos devidamente habilitados possam exercer a profissão na sua plenitude. Portanto, é salutar que cada técnico mantenha-se atualizado a respeito do Sistema CRT/CRTs, para que a instituição possa fazer mais pela profissão, que é reconhecidamente uma das mais respeitadas e admiradas pela sociedade.


A estrutura humana do CFT é formada por profissionais que atuam nas áreas administrativa, técnica, financeira, tecnológica, jurídica, de recursos humanos e de comunicação.


Diretoria Executiva


Presidente – Solomar Rockembach


Vice-presidente – Ricardo Nerbas


Diretor Financeiro – José Carlos Coutinho


Diretor Administrativo – Valdivino Alves de Carvalho


Diretor de Normas e Fiscalização – Bernardino José Gomes


 


Plenário


O Plenário, colegiado máximo da autarquia federal, é formado pela diretoria executiva e 27 conselheiros federais que representam todos os estados brasileiros.


ACRE


Titular: Antonio de Araujo Bastos Neto


Suplente: Francisca Cristiane da Silva


 


ALAGOAS        


Titular: Adeilson Barros Lemos dos Santos Júnior


Suplente: Cícero Rodrigues dos Santos


 


AMAPÁ


Titular: Ronaldo Aguiar de Carvalho


Suplente: Wilson de Souza Costa


 


AMAZONAS


Titular: Aderson Costa Pereira


Suplente: Eduardo Carneiro Sousa


 


BAHIA


Titular: Érico João dos Santos Júnior


Suplente: Francislei Souza de Oliveira


 


CEARÁ


Titular: Cicero Emerson Lacerda de Sousa


 


DISTRITO FEDERAL       


Titular: Wellington Siqueira de Medeiros


Suplente: Geysel do Valle Vieira dos Santos Filho


 


ESPÍRITO SANTO          


Titular: Aloisio Carnielli


Suplente: Telmo Lopes Sodré Filho


 


GOIÁS


Titular: Valdeon Moraes Bueno


Suplente: Valeria Borges da Silva


 


MARANHÃO  


Titular: Felix Flavio Alves Carreiro


Suplente: José Raimundo Costa Pereira


 


MATO GROSSO


Titular: Giuliano Ferreira Coelho


Suplente: Hebert Nunes Velasco


 


MATO GROSSO DO SUL


Titular: Marcionil França Veloso


Suplente: Paulo Zilmar Weber


 


MINAS GERAIS


Titular: Deise Lopes de Carvalho


Suplente: Edenizia de Sousa Antunes


 


PARÁ 


Titular: Ary da Silva Maia


Suplente: Edirley Ferreira da Silva


 


PARAÍBA          


Titular: Jonildo de Oliveira Casado


Suplente: Airton Fonseca da Costa Lima


 


PARANÁ           


Titular: Luiz Antonio Tomaz de Lima


Suplente: Gerson Luiz Faedo


 


PERNAMBUCO


Titular: Marcelo Barbosa de Carvalho


Suplente: Gilson Patrocínio dos Santos Alencar


 


PIAUÍ 


Titular: José Anchieta de Moura


Suplente: Lindalva Bernardo de Sousa


 


RIO DE JANEIRO            


Titular: Vicente Carneiro Cardoso


Suplente: Rodrigo de Souza Fernandez Rodriguez


 


RIO GRANDE DO NORTE           


Titular: Francisco Almeida de Farias Filho


Suplente: Gilvan Nunes Soares


 


RIO GRANDE DO SUL  


Titular: Marcelo João Valandro Dutra da Silva


Suplente: Paulo Roberto Correa Motta


 


RONDÔNIA     


Titular: Roberto Carlos Lopes


Suplente: Jocimar Gonçalves Engel


 


RORAIMA        


Titular: Fabio Vieira da Silva


Suplente: Armando Barbosa Lima


 


SANTA CATARINA        


Titular: Mauro César Miranda


Suplente: Marcelo José da Silva


 


SÃO PAULO    


Titular: Narciso Donizete Fontana


Suplente: Sergio Pasqual Teixeira


 


SERGIPE           


Titular: José Raimundo Dias da Silva


Suplente: José Venâncio Filho


 


TOCANTINS    


Titular: Lauro Sergio Dias


Suplente: Valdereis Duarte Lima Rodrigues



0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑