Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Detox em 4 passos: Nutricionista dá dicas para desinchar depois das festas de fim de ano

 


*Detox em 4 passos: Nutricionista dá dicas para desinchar depois das festas de fim de ano*

 

_A nutricionista Carolina Dias explica como se recuperar dos exageros depois das festas de fim de ano em quatro passos_


É difícil passar pelas festas de fim de ano sem exagerar na comilança, não é mesmo? Para ajudar o corpo a minimizar os efeitos das refeições hipercalóricas e se livrar mais rápido dos quilinhos extras, a nutricionista Carolina Dias, referência no programa de Emagrecimento “Mereço+” e fundadora da Clínica Carolina Dias, compartilha algumas dicas para desinchar em poucos dias. “Muita gente acaba ganhando um pouquinho de peso nesse período de festas. Quando a gente exacerba na bebida, na comida, no consumo de carboidratos, o corpo retém mais líquido, então, esse inchaço ocorre muito mais pela retenção de líquidos do que pelo ganho de gordura de fato”, explica. 


1. *Adotar alimentação limpa*

Para desinchar e trazer aquela sensação de leveza e bem-estar, o primeiro passo é adotar uma alimentação limpa que, segundo Carolina, é aquela que utiliza alimentos naturais e livres de toxinas, como frutas e verduras, sementes, grãos e oleaginosas. “Eliminar os alimentos industrializados ou que contenham glúten, carboidratos, sódio e açúcar refinado por cinco dias vai ajudar a diminuir o inchaço. São alimentos que têm aditivos alimentares e muito sódio na composição, fazendo com que o corpo receba uma quantidade muito maior de toxinas”.


2. *Eliminar toxinas*

Além de reduzir o consumo de alimentos ultra processados, é importante eliminar as toxinas já ingeridas com muita hidratação. “A quantidade ideal de água a ser consumida é de 40 a 45 ml por kg do peso, já que o consumo excessivo também pode sobrecarregar os rins. Quem não tem o hábito de beber água ao longo do dia pode optar por águas aromatizadas”, indica a nutricionista. Basta colocar meio litro de água na geladeira com frutas cortadas por 6 horas. Outra alternativa para ajudar a desintoxicar o organismo são os chás diuréticos. “Algumas ervas têm propriedades diuréticas, como a carqueja, o dente de leão, a cavalinha e a salsinha”.


3. *Cuidar do equilíbrio intestinal*

Segundo Carolina, sem o funcionamento intestinal adequado não dá pra eliminar toxinas, nem emagrecer. “Aposte em frutas com bagaço porque tem fibras, beba sucos sem coar e consuma alimentos como linhaça, chia, mamão, laranja e gengibre”. Alimentos com probióticos, como o iogurte natural, a kombucha e o kefir, também são muito importantes, pois contém leveduras e bactérias boas que ajudam na manutenção da saúde, contribuindo para uma boa digestão e prevenindo doenças. 


4. *Se jogar na atividade física*

Os exercícios físicos aumentam a circulação sanguínea e a temperatura do corpo, potencializando a transpiração e a eliminação de substâncias tóxicas. “Aproveite o período de férias ou aquele feriadão na praia para se exercitar. Faça um café coado com canela e óleo de coco para dar mais energia e animar e faça uma boa caminhada para eliminar as toxinas através do suor”, recomenda a nutricionista. 


E para ajudar nesse processo, Carolina Dias compartilhou 3 receitas de sucos que ajudam a desintoxicar o organismo:


Suco destoxificante: 1 pera, 200ml de água, 1 folha de couve, ¼ de pepino, 1 lasquinha de gengibre (5g em média), 3 pedras de gelo. 

Suco Desinchá: 200 ml de chá verde gelado, 1 maçã, 2 folhas de couve, ¼ de cenoura crua, 3 pedras de gelo. 

Suco Antioxidante: 200 ml de água, 1 maracujá (apenas a polpa), ½ xícara de chá de manga picada, 1 colher de cafezinho de gengibre ralado, 4 pedras de gelo.

A sugestão é ingerir no café da manhã ou substituindo um lanche. Como são alimentos ricos em fibras, é indicado processar ao máximo no liquidificador e evitar coar. Os nutrientes, vitaminas e compostos bioativos encontrados nesses sucos irão ajudar a eliminar toxinas e impurezas do excesso de álcool e alimentação ingeridas nessa época do ano.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑