Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 22 de janeiro de 2023

Dia do Queijo: conheça 3 benefícios desse alimento versátil


Nutricionista do Comitê Umami explica como o queijo pode ajudar na saúde do organismo




Créditos: Freepik


 


São Paulo, janeiro de 2023 – Pode ser ingerido sozinho, como acompanhamento, em um molho ou como recheio. É encontrado com vários gostos, como doce, salgado e umami, e apreciado em qualquer refeição, protagonizando entradas, pratos principais e sobremesas. Já sabe de quem estamos falando? 


O queijo é extremamente versátil, sendo capaz de agradar os mais diversos paladares. É um alimento tão amado e consumido pelos brasileiros que ganhou até a sua própria data no calendário gastronômico. No dia 20 de janeiro, celebramos o Dia Nacional do Queijo! 


O consumo do laticínio está associado a diversos benefícios para a saúde, como ajudar a regular o intestino por ser fonte de probióticos, cálcio e proteínas de alto valor biológico. A nutricionista do Comitê Umami, Graciela Vargas, afirma que o queijo pode fazer parte de dietas balanceadas e saudáveis, já que também possui em sua composição fósforo, potássio e vitaminas A, B2, B12 e D. 


Algumas pessoas têm intolerância à lactose, mas não querem abrir mão deste alimento. "Os queijos mais amarelos e envelhecidos são ótimas opções, pois contam com pouca lactose. Nesse caso, um bom exemplo é o parmesão que, em quantidade adequada dentro de uma alimentação equilibrada, possui essas características e ainda é um queijo super rico em umami, o quinto gosto básico do paladar", destaca Graciela. 


Separamos os três principais benefícios que o consumo do alimento pode proporcionar para a saúde. A nutricionista explica melhor sobre cada um deles:


 


1 - Equilíbrio da flora intestinal


“O queijo pode evitar casos de prisão de ventre ou diarreia, porque possui um elevado teor de probióticos, que são bactérias boas que auxiliam no equilíbrio da flora intestinal”, informa Graciela. O consumo do alimento também pode aliviar o desconforto de outras doenças intestinais.


 


2 - Fortalecimento de dentes e ossos


A ingestão da quantidade certa de cálcio na dieta é capaz de ajudar a manter dentes e ossos mais fortes e saudáveis, além de evitar problemas como a osteoporose. “Todos os produtos derivados do leite possuem bastante cálcio, mas o queijo tem uma mistura de vitamina B e proteínas que facilita a absorção dele no organismo, então acaba sendo mais indicado que outros derivados”, comenta a nutricionista.


 


3 - Prevenção do câncer de intestino


O butirato, que se forma no intestino devido à digestão do queijo, ajuda no trabalho e na diferenciação das células intestinais, podendo auxiliar na prevenção de mutações neoplásicas ou multiplicação de células alteradas. Graciela complementa informando que o butirato também atua na diminuição do pH intestinal, fazendo com que as chances de surgirem alterações nas células sejam menores.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑