Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Doenças graves podem ser prevenidas com a prática de atividade física



Todo começo de ano é a mesma coisa: aquela nostalgia do que foi vivido, os planos para a vida e as promessas para o ano que acaba de chegar. Na maioria das vezes, os desejos são os mesmos, vez ou outra com alguma meta nova. E nesse rol de desejos, está sempre a atividade física. Boa parte das pessoas não consegue inserir a prática no seu cotidiano e acaba empurrando durante todo o ano a promessa de ter uma vida mais fitness. Para além dos resultados generosos com o corpo, manter hábitos saudáveis é também o melhor caminho para a prevenção e tratamento de doenças graves.


Praticar uma atividade física é recomendado a todos. Crianças a partir de 6 meses de vida já podem fazer natação, gestantes podem fazer caminhadas e corridas, assim como os idosos. Para cada pessoa, sempre há uma indicação. Mesmo sabendo disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que apenas 27% da população mundial pratica algum exercício físico. No Brasil, 47% das pessoas não se exercitam regularmente e o número de inatividade cresce a cada ano. “Um estilo de vida saudável é o melhor tratamento e a melhor prevenção para qualquer doença. Uma caminhada já é importante. Porém, quanto mais atividades físicas, melhor. É fundamental procurar ajuda de um profissional para encontrar a atividade física ideal para cada um”, explica Leandro Dias, Coordenador Geral da Rede Alpha Fitness.


Segundo artigo da revista científica internacional Cancer Epidemiology, no Brasil, cerca de 10 mil novos casos de câncer de todos os tipos poderiam ser evitados por ano se a população praticasse mais atividades físicas. O exercício também é importante no controle do peso e da obesidade; e o diabetes e o Alzheimer também podem ser evitados e controlados com a prática de exercícios regulares.  “Além dos benefícios na prevenção de doenças físicas, a prática de atividade física também previne doenças mentais, como estresse, ansiedade e até a depressão. Ela proporciona mais sensação de bem-estar e, até mesmo, autoestima mais elevada”, complementa o especialista. Dessa maneira, a prática de atividades físicas, aliada a uma alimentação adequada, proporciona um estilo de vida muito mais saudável para todos. Com a prática de exercícios regulares, a pessoa terá mais saúde e vai viver mais.


---


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑