Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Força-tarefa dos órgãos municipais garante conforto para Lavagem do Bonfim

 


Fotos: Bruno Concha/Secom 

Para o retorno do público no cortejo da Lavagem do Bonfim, após dois anos suspenso devido à pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Salvador montou um esquema especial de serviços, envolvendo diversos órgãos municipais. A força-tarefa teve como intuito proporcionar mais conforto e segurança para os fieis que fizeram os cerca de oito quilômetros de percurso entre as basílicas de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, e de Nosso Senhor do Bonfim, na Colina Sagrada. 



Na área de transporte, por exemplo, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) trouxe algumas mudanças, como relatou o titular da pasta, Fabrizzio Muller. “Depois de dois anos sem a festa, que já tinha uma operação consolidada e vinha dando certo, esse ano basicamente seguimos a estratégia da última edição e tentamos melhorar alguns pontos de táxi e mototáxi, tornando mais próximos da Colina Sagrada e, assim, atender ao cidadão que vai para a caminhada de fé e precisa voltar com conforto. No caso dos ônibus, buscamos ampliar horário de algumas linhas até meia-noite, devido ao fluxo de pessoas durante o dia”, relatou o gestor.  



Para o ordenamento de ambulantes e limpeza, o secretário de Ordem Pública (Semop) Omar Gordilho, destacou que as ações já vêm sendo realizadas desde o início da semana, com o cadastramento de ambulantes. “A Semop está aqui com mais de 100 prepostos fazendo todo o ordenamento da área, conversamos com os trabalhadores ontem (11) à noite e tudo organizado para que possam efetuar as vendas com segurança e, também, quem vem aqui possa usufruir e fazer esse consumo”.  


O gestor, que também [e presidente da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), declarou que a pasta promove uma ação de limpeza antes, durante e após o evento. “Estamos com quatro equipes focadas em todo o trajeto e, mais tarde, complementamos as atividades em todo o trecho até a Colina Sagrada. É gratificante retomar esse grande evento na cidade, que traz inúmeras pessoas às ruas e a Prefeitura traz toda essa estrutura”, completou.   


A Guarda Civil Municipal (GCM) também está presente no evento, com agentes trabalhando em apoio às atividades dos órgãos municipais e na orientação aos cidadãos. "Nossa atuação começou ontem com a varredura em todo o percurso, em apoio à Semop e à Sedur (Desenvolvimento Urbano). Em seguida, iniciamos as patrulhas nas barreiras da Transalvador, postos de saúde e na segurança dos fiéis e das autoridades. Além disso, equipes se revezam no Bonfim, para manter a paz e a ordem nos festejos. São ao todo 120 agentes em esquema de plantão”, informou o inspetor-geral da GCM, Marcelo Silva. 


Demais órgãos – A força-tarefa também envolveu a vistoria do percurso, realizada pela Defesa Civil de Salvador (Codesal); a manutenção e recuperação de equipamentos e estruturas, promovidas pela Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) e Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal); a operação e orientação do trânsito, a cargo da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador); a fiscalização de publicidade irregular, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur); o cadastramento das entidades culturais, pela Empresa Salvador Turismo (Saltur); e o atendimento à saúde, com um módulo instalado na Colina Sagrada e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Antônio à disposição, no Largo de Roma, pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑