Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 21 de janeiro de 2023

Inema inicia primeira etapa de fiscalização no período do defeso do Caranguejo-uçá



O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), por meio da Diretoria de Fiscalização (DIFIS), inicia no próximo domingo (22) o combate à pesca predatória do Caranguejo-uçá durante a andada deste ano de 2023, época também conhecida como defeso.


A “andada” é o nome dado ao período reprodutivo do caranguejo-uçá, no qual os machos e fêmeas saem das tocas para o acasalamento e andam pelo manguezal para a liberação de ovos, tornando-se vulneráveis à pesca predatória. Ela pode ocorrer de novembro a março, com picos em janeiro, e geralmente se inicia um dia após a lua cheia ou nova, prolongando-se por até seis dias.


As ações acontecerão de forma simultânea, com fiscalização nos portos, mangues e feiras livres de várias cidades, visando coibir a captura e o armazenamento da espécie no período da andada. Barreiras de fiscalização podem ser instaladas em postos da faixa litorânea da Bahia com o objetivo de impedir o transporte e comercialização irregular do caranguejo nas estradas. Além disso, serão realizadas ainda ações de educação ambiental e sensibilização junto às comunidades marisqueiras das regiões.


Todo ano o Inema realiza operações de fiscalizações que visam coibir a captura, o transporte e a comercialização desses animais nos períodos da andada, definidos na Portaria SAP/MAPA n° 325, de 30/12/2020.


Neste ano as ações de fiscalização estão agendadas para acontecer entre os dias 22 a 27 de janeiro, 21 a 26 de fevereiro e 22 a 27 de março.


Em caso de apreensão, o indivíduo que não apresentar a declaração de seu estoque junto às Superintendências Federais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento terá o material apreendido e estará sujeito ao pagamento de multa de R$ 500,00 (quinhentos reais), por indivíduo da espécie protegida, conforme previsto no Decreto Estadual 14.024/2012.


Para denunciar crimes ambientais, basta acionar o Disque Denúncia do Inema, através do número: 08000 71 1400. Em caso de necessidade, a denúncia também pode ser realizada anonimamente.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑