Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Mês da Visibilidade Trans


 Secretaria de Justiça e Direitos Humanos promove o Mês da Visibilidade Trans


Os eventos reforçam a luta contra a transfobia e ampliam a rede de proteção e acolhimento


Em alusão ao Mês da Visibilidade Trans, celebrado agora em janeiro, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH) promove uma série de eventos e atos para reafirmar direitos, conquistas, reforçar a luta contra a Transfobia e ampliar a rede de acolhimento e proteção de pessoas trans e travestis no estado. As ações são realizadas pelo Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT (CPDD LGBT), equipamento ligado à SJDH.


Na Bahia serão inúmeros eventos como parte das celebrações do Mês da Visibilidade Trans, a exemplo do Trans Sarau, o Seminário Papel da Psicologia no Processos Transexualizador, a Trans Pride Pedal, o Cortejo da Diversidade, que vai ser destaque na tradicional Lavagem do Bonfim.


Também será realizado o Transvisíveis, Mostra de Arte Visual que durante uma semana vai expor obras de artistas trans de todo Brasil nas dependências do CPDD LGBT, que é gerido pela Instituição Beneficente Conceição Macêdo a partir de convênio com a SJDH.


Como diz o ditado popular que “quem não é visto não é lembrado”, o Mês da Visibilidade Trans é uma forma de homenagear aqueles que em 29 de janeiro de 2004 tiveram a coragem de protestar em Brasília, exigindo respeito e direitos até então subtraídos da população trans e, assim,  transformando a data em marco na luta contra a LGBTfobia.


"Desde então os anos começam reverenciando uma população historicamente vilipendiada de seus direitos e vítima de todo tipo de preconceito, além de invisibilizada pela ausência de políticas públicas. A nós, do CPDD, cabe acolher e oportunizar", pontua o coordenador do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT, Renildo Barbosa, lembrando que o Mês da Visibilidade Trans tem um calendário extenso de ações.


“Dar direito a visibilidade é a garantia do direito fundamental à dignidade humana”, acrescenta Ila Williane, estagiária transgênero de Direito do CPDD.


AGENDA


Cortejo da Diversidade (Lavagem do Bonfim) -  Saída da Conceição da Praia até a Igreja do Senhor do Bonfim, dia 12, a partir das 08h

Trans Sarau - Casarão da Diversidade, dia 13, a partir das 10h

Transvisíveis - Casarão da Diversidade, entre os dias 16 e 27, a partir das 14

Seminário Papel da Psicologia no Processo Transexualizador - Casarão da Diversidade, dia 19, a partir das 14h

Trans Pride Pedal - Rio Vermelho à Barra, dia 22, a partir das 08h


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑