Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Operação Navio é iniciada na capital baiana



Com a previsão da chegada de 17 navios somente neste mês de janeiro, a Polícia Militar da Bahia reforça o policiamento em toda região do Porto de Salvador, em especial às ações da Operação Navio, com o desembarque de até cinco mil turistas das embarcações maiores. A Operação é realizada pelo Batalhão Especializado de Polícia Turística (Beptur) com apoio principalmente do 18º Batalhão, do Batalhão de Polícia de Reforço Operacional (BPRO) e da 16ª CIPM.


A temporada da chegada de navios começou em outubro de 2022 e está prevista até abril de 2023, com um total de cerca de 305 mil turistas desembarcando na capital baiana. Essa movimentação começou a intensificar-se em dezembro de 2022 e se estende até março de 2023 com uma quantidade maior de atracamentos. Além dos 17 navios em janeiro, estão previstos 15 em fevereiro e 14 em março.



“Os horários e itinerários são previamente informados ao Batalhão para que possamos nos organizar com antecedência e oferecer um esquema de segurança garantindo a tranquilidade dos turistas em visitação na capital baiana. Além disso, nossa tropa é preparada para atender esse público específico da melhor forma, inclusive com policiais bilíngues”, ressalta o tenente coronel Ricardo Santana, comandante do Beptur.


De acordo com cada previsão estabelecida pelas agências de turismo responsáveis, as companhias de área são acionadas para oferecer o suporte necessário, com ampliação de pontos de rondas e abordagens preventivas. Os locais principais são a Praça da Inglaterra, Terminal da França, Avenida Contorno, Centro Histórico e os Faróis da Barra e de Itapuã.


Acompanhamento em passeios


Dois tipos de passeio costumam ser programados. Um deles é a pé, quando os turistas, ao desembarcarem, percorrem o Porto de Salvador, o Mercado Modelo, Elevador Lacerda e seguem pelos principais pontos turísticos do Centro Histórico como a Praça da Cruz Caída e o Terreiro de Jesus.


“Durante esse percurso e visitações, as equipes são acompanhadas por policiais militares atentos ao trajeto e ao entorno'', ressalta o tenente coronel Ceita, comandante do 18º Batalhão, responsável pela área do Centro Histórico.


A outra opção de passeio é, ao desembarcar, os turistas seguem em ônibus alugados pelas empresas para pontos mais distantes, quando também são acompanhados por guarnições do Beptur e BPRO, além de serem acionadas companhias de áreas como as das regiões da Igreja do Bonfim, do Farol da Barra e Farol de Itapuã.


“É importante ressaltar que todos os esquemas são previamente montados sem nenhum prejuízo para o policiamento comum, do dia a dia, voltado para as demandas da cidade”, acrescenta o tenente coronel Ceita. As ações preventivas e ostensivas garantem a segurança de turistas e baianos e reforçam a atuação da PM contra a criminalidade.



Fonte: DCS PM

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑