Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Passo a passo para limpeza de fornos e fogões


Dicas valiosas para facilitar a limpeza dos produtos no dia a dia sem danificá-los



Facilitando a vida e prolongando a vida útil dos eletrodomésticos, o processo de limpeza de fornos e fogões requer alguns cuidados específicos. Para evitar manchas, desgastes, ferrugens ou amarelamentos, é importante seguir as orientações do fabricante. Na imagem, o Fogão Mueller Decorato Vetro Inox com mesa de vidro 4 bocas traz modernidade e facilidade para o dia a dia dos moradores. | Foto: Divulgação Mueller


Com a rotina intensa de preparo das refeições em casa, alguns dos itens que sujam com mais facilidade e demandam por uma maior frequência de limpeza são os fornos e fogões. O contato constante com alimentos e, principalmente com a gordura, torna necessária a limpeza diária para que os eletrodomésticos não sofram com o acúmulo de resíduos, sejam danificados pela sujeira ou comprometam a segurança alimentar do lar.


 



Pensando nisso, a Mueller, empresa brasileira com mais de 70 anos de história e tradição no Brasil, orienta sobre como fazer a limpeza correta de fornos e fogões, de maneira a facilitar a rotina de seus consumidores e ainda os ajudar a manter seus aparelhos bonitos e sem manchas por muito mais tempo. Confira!

 


Frequência de limpeza


O ideal é que fornos e fogões sejam limpos sempre após o uso. Desta forma, a sujeira é removida com muito mais facilidade. Porém, para aqueles que têm a rotina cheia e não possuem tempo para limpá-los com essa frequência, a recomendação é que os eletrodomésticos sejam higienizados detalhadamente, retirando e lavando todas as peças, entre duas e três vezes na semana.



Produtos adequados 


Para manter a mesa de vidro e tampa do fogão sempre limpas, aposte em produtos próprios para a função. | Foto: Divulgação Mueller


Quanto aos produtos mais indicados para este tipo de limpeza, a Mueller recomenda que seja adotado o uso de detergente neutro e desengordurantes próprios para fornos e fogões. Uma alternativa também é aplicar receitas caseiras preparadas com vinagre branco e bicarbonato de sódio. “A junção desses dois itens é bem popular e possui um efeito potente para a limpeza de diversos objetos sem causar riscos ao usuário e ao aparelho”, diz Samuel Girardi, coordenador de desenvolvimento de produtos da Mueller.


 

Facilitando o dia a dia 


Outra dica valiosa da Mueller, e que facilita e muito o dia a dia, é evitar os respingos tampando as panelas que estão no fogão ou cobrindo as formas e assadeiras que estão no forno durante o preparo dos alimentos. Vale também estar atento para sempre que cair um pouco de óleo ou molho, limpar imediatamente a superfície com um papel toalha – medida prática que facilita na manutenção da limpeza. A orientação também vale para a limpeza dos fornos, mas é importante ressaltar que o eletrodoméstico esteja frio por questões de segurança.


 


Passo a passo 


O segredo para limpeza correta e manutenção do fogão e forno está em seguir as técnicas adequadas. Antes de iniciar a limpeza, verifique se o seu fogão está frio – caso esteja quente aguarde até esfriar para começar. Para otimizar o tempo da tarefa, peças menores e que podem ser retiradas, como grades, bocas e prateleiras, devem ser lavadas primeiro. Caso as peças estejam muito sujas ou engorduradas, há ainda a possibilidade de deixá-las de molho em água quente com uma solução caseira e de fácil preparo que é a de bicarbonato e vinagre para remover todas as gorduras e impurezas.

 


Como limpar fogões com mesa de inox


Trazendo estilo e alegria para a cozinha, o Fogão Mueller 5 Bocas Piacere mesa Inox relembra a importância em ter cuidado com produtos abrasivos e impróprios para o uso em inox. Eles podem danificar permanentemente o seu fogão! | Foto: Divulgação Mueller


Sabendo que a limpeza do fogão com mesa de inox requer alguns cuidados específicos para que a etapa de higienização não comprometa sua superfície com possíveis manchas, ferrugem ou amarelamentos, é necessário fazer o uso de produtos próprios para o material. Nesses casos, a indicação da Mueller é borrifar o produto por toda a superfície e esfregá-la suavemente com esponja ou pano macio. Há também a possibilidade de utilizar uma solução de detergente neutro e água. Não utilize palhas de aço, elas riscam e danificam o material. 


Após a limpeza, deixe o local secar naturalmente. É importante utilizar também panos que não soltem pêlos para evitar o trabalho de retirá-los e, caso a sujeira persista, o processo deve ser repetido. 


Além disso, lembre-se sempre de não utilizar palhas de aço para limpar superfícies de inox, pois elas riscam e danificam o material. “Outras dicas valiosas são: não utilizar nenhum tipo de produto abrasivo durante a limpeza para melhor conservação do seu fogão e não cubra o fogão de inox com papel alumínio, isso costuma manchar a superfície”, recomenda Samuel.



Como limpar fogões com mesa de vidro



O fogão Mueller 5 bocas Piacere Vetro, com mesa em vidro temperado, reflete a praticidade de limpeza no dia a dia. Com este produto, o morador passa a se preocupar apenas com o cardápio das refeições | Foto: Divulgação Mueller


Proporcionando uma limpeza prática, as superfícies de vidro do fogão tendem a ficar manchadas devido à concentração de gordura no local e, por isso, merecem uma atenção especial. Desta forma, é importante usar um produto específico, que pode ser encontrado facilmente nos supermercados como limpa vidros, com o auxílio de um pano que não solte pelos.


 


Limpando o forno 



Mantenha a limpeza periódica dos fornos. Revestido com material que facilita a limpeza, o Forno Elétrico Digital de Embutir 68 Litros com Convecção ainda agrega modernidade, funcionalidade e beleza às cozinhas. | Foto: Divulgação Mueller


Quando o forno é utilizado com frequência, é comum que fique com respingos de gordura e comida. Além de ser anti-higiênico, o acúmulo de alimentos queimados pode gerar cheiro desagradável durante o uso e até fumaça. Isto posto, para a higienização, o mais recomendado é utilizar produtos específicos, conhecidos como ‘limpa fornos’. 


Esses produtos possuem ingredientes que ajudam na remoção de todos os tipos de gordura e sujeiras, limpando e protegendo o eletrodoméstico com segurança e muita eficiência. Para quem busca praticidade, o modelo em spray é a melhor opção. É importante também se atentar quanto a formulação do produto. Opte sempre por ‘limpa fornos’ sem soda caústica em sua composição. Altamente oxidante, o produto pode danificar as superfícies, além de prejudicar o meio ambiente.


 


 Fonte Mueller



0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑