Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Prefeitura inicia entrega de certificados de programas de qualificação profissional

 


Prefeitura inicia entrega de certificados de programas de qualificação profissional

Fotos: Bruno Concha/Secom

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Senai e Senac, entregou, na manhã desta segunda-feira (9), quase 700 certificados dos diversos cursos de qualificação profissional ofertados no segundo semestre de 2022. Os contemplados participaram das atividades dos programas Treinar para Empregar, Marias na Construção e Auto Mulher, e receberam a certificação no Espaço Mário Cravo, na Casa do Comércio.

Ao todo, 40 turmas foram certificadas, distribuídas nas trilhas de instalação e manutenção de condicionadores de ar-condicionado split, auxiliar de processos industriais, português e matemática, rotinas administrativas, mecânico de manutenção em automóveis, projeto de instalações prediais, instalador hidráulico, assistente de recursos humanos e auxiliar de logística. Também foram certificados os alunos das capacitações de eletricista de instalação industrial, operador de telemarketing, logística de suprimentos e logística de distribuição, eletricista instalador residencial de baixa tensão, aplicação de revestimento cerâmico, operador de empilhadeira a combustão e elétrica, pintor de obras, instalador de película e mecânico automotivo.

Gestora da Semdec, Mila Paes lembrou que os programas surgem para atender a demanda do setor produtivo local por mão de obra qualificada. “Sabíamos que a melhoria da qualificação era um dos gargalos para aumentar a empregabilidade da cidade, que sempre foi nosso objetivo. No Treinar Para Empregar, vemos trilhas específicas com mais de 60% de absorção do mercado, e hoje estão sendo certificados 700 profissionais, sempre com foco para a empregabilidade com carteira assinada, e com perspectiva de crescimento. É um dia de alegria e comemoração”, declarou.

A secretária da SPMJ, Fernanda Lordêlo, afirmou que os programas auxiliam na inserção de mais pessoas no mercado de trabalho, qualificadas e com oportunidade de ingressar, inclusive, no mundo do empreendedorismo. “Iniciamos 2023 com o pé direito, para que essas pessoas possam buscar renda e melhorar a qualidade de vida das famílias”.

Parcerias – Representante do Senac, Caroline Barbosa destacou que esse momento do verão é propício para que as pessoas possam colocar mais em prática o que aprenderam na sala de aula. “Formamos pessoas no segmento de moda, de gastronomia, de beleza, gestão, então preparamos esses profissionais para receber esse grande quantitativo de turistas que prometem aquecer o mercado”.

O representante do Senai, Evandro Oliveira, salientou que qualificar a mão de obra local é importante para garantir que as vagas de emprego sejam ocupadas por moradores de Salvador. “Com certeza é importante ter mais pessoas qualificadas no mercado de trabalho, porque disputam melhor as vagas de emprego. Com o aquecimento do mercado, as empresas tendem a contratar mais e precisam de profissionais preparados, então nosso dever é preparar essas pessoas”.

Nova perspectiva – Para a concluinte do curso de Operadora de Empilhadeira à Combustão, Ana Paula Brito, de 39 anos, as atividades também contribuem para incentivar o empoderamento feminino. “A gente que é mulher não pode estar fugindo de certas coisas. Ser uma operadora de empilhadeira mulher é bonito. Ainda tem aquele preconceito de que a atividade é coisa de homem, mas nós mulheres podemos fazer o que quisermos. Quero fazer agora o curso de elétrica para agregar, pois é sempre bom ter mais conhecimento, independente de função ou cargo”.

Aos 44 anos, Ivanuza Silva foi certificada no curso de corte, escova e cacheado. “Eu gostei muito, pretendo não parar e já estou ganhando meu dinheiro, além de enriquecer meu currículo. Quando o cliente vem para dar uma escova, já sei o que o cabelo precisa, então o curso me ajudou muito”.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑