Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Projeto “Clareou, é Gol!” intensifica ações em 2023


 

Para incentivar a prática esportiva em horários alternativos, especialmente à noite, a Diretoria de Iluminação (Dsip), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), intensifica, neste início de 2023, as ações do projeto "Clareou, é Gol!". A iniciativa visa modernizar todo o mobiliário esportivo da capital baiana – quadras e campos – com a tecnologia mais nova existente para o setor, que são os equipamentos em LED – refletores, lâmpadas e luminária –, oferecendo melhor qualidade de iluminação, aliada ao menor consumo.

O projeto existe desde 2019, e foi elaborado por etapas. A primeira previa a reforma de 100 campos e quadras, com um orçamento estimado em R$5 milhões para aquisição dos equipamentos, toda a infraestrutura elétrica que precisa ser refeita e a aplicação de projetores. No total, foram realizadas reformas em 112 equipamentos públicos, com obras finalizadas em 2021.

O processo começa a partir da provocação da comunidade, seguida de avaliação técnica. É verificado se é campo novo ou reforma. A partir daí a estrutura é refeita, ou é criado um novo sistema de iluminação, conforme explica Jucimar Setúbal, coordenador do projeto.

"Avaliamos que é um dos mobiliários mais utilizados na cidade, e às vezes o único daquela comunidade. Por isso, damos prioridade a concluir o quanto antes este trabalho. Para 2023, a meta é atingir ou até mesmo ultrapassar os 250 equipamentos revitalizados", declarou. A prioridade neste momento é para os espaços apontados pelos próprios moradores, através do Programa Ouvindo Nosso Bairro.

As ações do "Clareou é Gol" foram decisivas para que a motorista Rosane Oliveira, de 48 anos, dedicasse mais tempo à função de treinadora de futebol. Moradora do bairro do Uruguai, ela afirma que as melhorias proporcionam mais conforto e segurança para ela e para o time feminino que comanda. "O campo está maravilhoso, cum uma iluminação perfeita. Foi uma ação muito boa mesmo. Atualmente treino um time de futebol feminino, chamado Remo, que há 25 anos treina todas as quartas-feiras à noite no campo Brinco do Uruguai", destaca.

Números – Atualmente, segundo levantamento da Diretoria de Iluminação, Salvador conta com 530 campos e quadras ativos e registrados em Salvador. Entretanto, o levantamento é feito de forma ininterrupta, a fim de atuar na reforma de todos os equipamentos esportivos da capital baiana até o final da gestão. 

Em 2022, o projeto modernizou 65 campos e quadras, contabilizando 1.085 Projetores em LED instalados. Para isso, foram investidos R$3 milhões, com recursos próprios.


Fotos: Jefferson Peixoto/Secom


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑