Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Projeto Conectar transforma a vida de mãe de crianças autistas

 


Depois de um curso de marketing digital, oferecido pelo projeto da Setre, Jaqueline Santos lançou livro que já chegou a países da Europa por meio de e-commerce.


A primeira ideia quando se fala em marketing digital são ações de comunicação para impulsionar negócios por meio da internet, telefonia celular e outras mídias digitais, mas a psicopedagoga Jaqueline Santos não tinha nenhum negócio e nem sabia o que pretendia quando se inscreveu em um curso de marketing, oferecido pelo Projeto Conectar. Ela queria apenas uma qualificação em horário compatível com o dia a dia de uma mãe de duas crianças autistas, no auge da pandemia da covid-19. Jaqueline não imaginava que o curso seria um divisor de águas na sua vida e resultaria na publicação de um livro.


O projeto Conectar – Qualificação e Trabalho, realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), tem como objetivo promover qualificação e atualização profissional, através de cursos gratuitos em EaD (educação à distância). Jaqueline foi da primeira turma de marketing digital. “Eu fazia o curso nas madrugadas, era meu único horário disponível. Tivemos 60 dias para cumprir a carga horária”, lembra.


A psicopedagoga foi uma das 20 mulheres da Associação Mães Autismo - Conhecer para Entender que se inscreveram em um dos cursos oferecidos pelo Conectar. “A Associação nos procurou e firmamos essa parceria exitosa. O Conectar é um exemplo de que as pessoas precisam de oportunidade e nós estamos aqui para criar as condições”, disse o secretário Davidson Magalhães, titular da Setre.


Na terceira fase do Conectar, a ser iniciada a partir de março, serão cinco mil vagas disponíveis para toda a Bahia, com investimentos que ultrapassam 1,6 milhão de reais.  O projeto fornece bolsa auxílio no valor de 200 reais para garantir o acesso à plataforma digital, viabilizando a realização do curso por jovens com idade entre 16 e 29 anos, egressos de escolas públicas.


O livro


A partir do curso, Jaqueline decidiu contar a história de duas crianças autistas, relatando o cotidiano, os desafios e também trazendo informações sobre a condição de saúde, caracterizada por um transtorno no desenvolvimento do cérebro que resulta em déficit na comunicação social. O livro intitulado “Ted e Tully: a rotina de dois irmãos autistas” retrata dois personagens inspirados em Uesley e Ualysson, filhos de Jaqueline.  “Eu falo da rotina deles, falo de forma lúdica de alguns aspectos do autismo”, conta.


O conhecimento proporcionado pelo curso viabilizou a publicação, divulgação e venda do livro, adquirido por pessoas da Bahia, de outros estados e até do exterior. A história de Ted e Tully ultrapassou fronteiras. Chegou à Itália, França, Bélgica e em breve estará em Portugal e na Holanda. “Quando pensei no livro pensei que, por meio das redes sociais, eu poderia conseguir engajamento tanto para a venda como para o debate sobre o autismo”, disse.


Licenciada em Letras Vernáculas, mestra e doutoranda pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Jaqueline é pesquisadora do Núcleo de Pesquisa do Discurso (NUPED/UFBA) e mediadora voluntária de leitura da Biblioteca Comunitária Paulo Freire (BCPF). Poetisa, escritora, palestrante, Jaqueline mantém o perfil @jaquesantos2810 na rede social Instagram.


Ascom Setre

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑