Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Rotina dos idosos requer estímulo a práticas saudáveis

 



Rotina dos idosos requer estímulo a práticas saudáveis; veja dicas de cuidados importantes


(Foto: iStock)

O envelhecimento é um processo humano natural, no entanto, vem acompanhado de diversos desafios. Além do enfraquecimento da defesa do sistema imunológico, outros fatores, como a fragilidade do corpo, surgem como alerta para a adoção de cuidados essenciais para garantir melhor qualidade de vida do idoso.


A saúde de pessoas com idade avançada é diretamente impactada pela ausência de recursos ou suporte necessários ao bem estar desses indivíduos. Para Daniela Matos, enfermeira e coordenadora da Ammo Enfermagem, a perda de autonomia é o principal fator que compromete a vida de um idoso. “A adequação a uma rotina saudável, preenchida com atividades estimulantes, traz mais segurança ao idoso e impacta positivamente nas relações entre a família”, afirma a coordenadora.


Idosos são as pessoas que mais têm riscos de quedas devido à mobilidade reduzida e à diminuição dos reflexos. Para evitar acidentes, é recomendável a opção por sapatos ajustáveis, instalação de barras de apoio nos banheiros, pisos antiderrapantes e iluminação em ambientes onde o idoso circula além da remoção de móveis que podem se tornar obstáculos perigosos no dia a dia.


O cuidado com a alimentação saudável, encontrada em uma dieta balanceada, é um dos principais cuidados para conservar o corpo ativo e fornecer todos os nutrientes necessários para uma vida prolongada, evitando riscos de doenças crônicas, como o diabetes.


Daniela Matos enfatiza que “é muito comum entre os pacientes atendidos pela Ammo Enfermagem aqueles com idade avançada que passam a apresentar dificuldade com a mastigação. Muitos, então, passam a se alimentar com alimentos cozidos e triturados além da necessidade da administração de medicamentos”.


Aliado a todos esses cuidados, a prática constante de atividades físicas, seja uma caminhada monitorada, seja alongamentos mais extensos, servirá para fortalecer o sistema imunológico e os músculos dos idosos, ajudando na locomoção e prevenindo várias doenças, como osteoporose, depressão e diabetes.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑