Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Salvador avança nas ações para aposentados e pensionistas do Município

 


Salvador avança nas ações para aposentados e pensionistas do Município

 

Fotos: Jefferson Peixoto/Secom e Otávio Santos/Secom

 

Nesta terça-feira (24) é celebrado o Dia Nacional do Aposentado e da Previdência Social. Em Salvador, a Prefeitura tem realizado diversas ações nos últimos anos para dar mais segurança, comodidade e qualidade de vida aos cerca de 9,6 mil aposentados e pensionistas do Município.

 

Através da Diretoria-Geral de Previdência, uma das principais iniciativas realizadas tem sido a ampliação e digitalização dos serviços realizados junto ao Fundo Municipal de Previdência Social (Fumpres). A maior parte, a exemplo de simulação de benefício, emissão de certidões, prova de vida e abertura de processos, pode ser feita pelo site ou pelo aplicativo de celular Meu RPPS. No ano passado, 83% das provas de vida foram feitas pelo app e mais de 1,6 mil processos eletrônicos foram gerados, com economia de mais de 1,7 milhão de folhas de papel.

 

Outra frente importante no âmbito do Regime Próprio de Previdência tem sido a preocupação com os períodos pré e pós-aposentadoria. Como parte dessa atenção, o Fumpres criou o Viva a Vida, projeto que visa promover o fortalecimento de vínculos entre aposentados e pensionistas do Município. São realizados encontros mensais com diferentes temáticas, diálogos, atividades, oficinas educativas e ações de conscientização.

 

Segundo o diretor-geral do Fumpres, Daniel Ribeiro, o Viva a Vida tem uma importante missão de aproximar os aposentados e pensionistas. “A gente entende que dentro da educação previdenciária, o servidor precisa se preparar para se aposentar e também pensar no que ele vai fazer após a aposentadoria, momento em que ele terá direito ao descanso. Então o Viva a Vida surge com esse propósito de promover mais qualidade de vida no pós-aposentadoria por meio do fortalecimento de vínculos, de temáticas terapêuticas e comportamentais”, explica.

 

Ouvidoria e certificação profissional – O Fumpres também criou uma ouvidoria setorial, em 2021, para fortalecer a relação e a escuta com o aposentado. Por meio desse canal de acesso, o beneficiário pode tirar dúvidas, pedir informações, fazer elogios e enviar sugestões de melhorias. Uma pesquisa de satisfação mostra que atualmente 97% dos usuários aprovam a qualidade dos serviços prestados.

 

Outro dado de destaque diz respeito à certificação profissional. Atualmente, o fundo conta com 100% dos membros do conselho fiscal e comitê de investimento certificados e 87,5% da diretoria executiva do fundo também possui a certificação.

 

Boas práticas – Como reflexo de toda a modernização de serviços promovida pelo órgão, em novembro de 2022, Salvador ficou em 2º lugar na categoria capital, se destacando mais uma vez entre as melhores gestões de Regime Próprio de Previdência Social do Brasil. Nos últimos dois anos, a capital baiana recebeu dez premiações nacionais reconhecendo as boas práticas da gestão.

 

“As nossas ações têm como principais objetivos promover mais comodidade, segurança e qualidade de vida aos servidores inativos do Município, além da sustentabilidade do regime, que dá tranquilidade ao servidor em saber que vai receber o benefício dele sem problema, sem atrasos. Iniciativas como essas têm feito Salvador se destacar nos últimos anos como referência de previdência”, pontua Daniel Ribeiro.

 

História – Enquanto a Previdência Social brasileira completa 100 anos em 2023, tendo como marco a Lei Eloy Chaves, o Regime de Previdência Próprio do Município é um pouco mais antigo, com 130 anos de implementação, por meio da resolução n° 14 de 15 de abril de 1893, autorizando o intendente a criar o Montepio obrigatório para os empregados municipais.




0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑