Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Saúde frágil do papa emérito Bento 16 traz um dilema ao Vaticano



Quando renunciou em 2013 alegando idade avançada, Bento 16 se tornou o primeiro pontífice a renunciar ao cargo em 600 anos.


Nascido Joseph Ratzinger, o cardeal alemão foi eleito em abril de 2005, e escolheu o nome de Bento.


Há quase uma década, dois papas convivem então no Vaticano. Desde que renunciou, Bento mora no Mosteiro Mater Ecclesiae, nos Jardins do Vaticano, aparecendo de vez em quando ao lado de seu sucessor, o papa Francisco.


"Nunca aconteceu isso antes, uma situação em que um papa vivo vai ajudar a enterrar um papa morto", afirmou o historiador católico John McGreevy.


Nem mesmo a Idade Média oferece um modelo a seguir, porque quando Gregório 12 renunciou em 1415, seu objetivo era dar um fim a anos de divisão envolvendo adversários rivais ao papado.


Normalmente, quando um papa morre, sua morte é confirmada, e os chefes de Estado estrangeiros são notificados informalmente antes da Rádio Vaticano dar a notícia.


A pessoa que comanda o Vaticano entre a morte de um pontífice e a eleição do seu sucessor é chamada de "camerlengo" — atualmente, é o cardeal Kevin Farrell. Mas como Bento não é mais papa, algumas das tarefas do cardeal podem não ser mais apropriadas.


Normalmente, o camerlengo tem o papel de confirmar oficialmente a morte do papa — pela tradição, ele deve bater três vezes com um pequeno martelo de prata na testa do pontífice e chamar seu nome.


A Igreja Católica tem protocolos rígidos a seguir após a morte de seu líder.


Mas, à medida que a saúde do ex-papa Bento 16 piora, não está claro se esses mesmos protocolos se aplicariam a um papa aposentado, conhecido como emérito.


Ele também supervisionaria a destruição do Anel do Pescador do papa, selaria os aposentos papais, organizaria o funeral e prepararia um conclave para eleger seu sucessor.


Como Francisco já é papa, há uma incerteza considerável a respeito do que o camerlengo vai fazer.


Um funeral papal é normalmente presidido pelo Decano do Colégio dos Cardeais, atualmente o cardeal Giovanni Battista Re. Mas, neste caso, a expectativa é de que o papa Francisco celebre o funeral. A cerimônia geralmente acontece na Basílica de São Pedro ou na praça em frente a ela.


O papa é então enterrado na gruta sob a basílica.


Com informações Correio Braziliense

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑