Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Veja cuidados essenciais que idosos devem adotar no verão

 


A presença do sol e as altas temperaturas no verão são fatores que agradam quem pretende aproveitar ambientes externos, como praias e clubes ou mesmo aqueles que costumam viajar logo no início do ano. No entanto, o calor e a incidência dos raios solares podem oferecer riscos para os idosos devido ao envelhecimento.


A composição do organismo humano é alterada com o passar do tempo. Daniela Matos, enfermeira e coordenadora da Ammo Enfermagem, explica que um idoso geralmente possui menos glândulas sudoríparas e apenas tem 40% de água na sua composição corporal, diferente que um jovem adulto, que possui 60% do corpo de água. 


“Esse motivo faz com que essa parcela enfrente maior dificuldade de transpirar e manter a temperatura corporal equilibrada, apresentando mais chances de hipertermia, caracterizada pelo aumento da temperatura do corpo”, destaca Daniela Matos. Ela ainda afirma que é necessário que todo idoso adote cuidados essenciais na estação mais quente do ano.


Ingerir muito líquido em dias quentes é fundamental para a saúde de pessoas com idade avançada. Água mineral, suco de fruta natural ou chás gelados são sempre uma boa opção nesta época do ano. Entretanto, deve-se evitar bebidas alcoólicas ou que contenham cafeína, devido ao efeito diurético que contribuem ainda mais a desidratação.



O idoso deve evitar temperaturas extremas e exposição frequente ao sol. Exercícios físicos devem ser praticados bem cedo pela manhã ou mesmo à noite, horários em que as temperaturas estão mais amenas. Se optar pela caminhada, a atividade deve ocorrer antes das 10h e depois das 16h, período do dia em que os raios solares são menos prejudiciais.


O uso do protetor solar precisa ser usado por qualquer idoso justamente porque eles possuem a pele mais sensível. Além disso, a pele é o maior órgão do corpo e a incidência do sol pode fazer com que outros órgãos fiquem menos irrigados e diminuam sua função. 


Daniela Matos, responsável pela coordenação da Ammo Enfermagem, empresa que atende idosos de diferentes idades e necessidades, ressalta que que outros cuidados como a opção por peças leves e confortáveis contribuem para a ventilação do corpo além da opção de um cardápio saudável com alimentos leves, como verduras, vegetais e frutas, que facilitem a digestão e mantêm o corpo hidratado.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑