Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 18 de fevereiro de 2023

Acessibilidade: Equipe da SJDH realiza visita técnica nos camarotes


Para garantir o acesso de pessoas com deficiência nos circuitos do Carnaval de Salvador, o Governo da Bahia, através da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH), realizou, nesta sexta-feira (17), a visita técnica nos camarotes. A ação, promovida pela Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sudef/SJDH), visa verificar a estrutura física dos locais para o cumprimento das normas de acessibilidade e garantir os direitos das pessoas com deficiência no Carnaval. A primeira etapa da fiscalização foi realizada em parceria com o Ministério Público da Bahia (MPE) e visitou os camarotes localizados no circuito Osmar (Campo Grande).


As equipes vistoriaram as rampas de acesso, banheiros adaptados, barras de apoio, circulação vertical e horizontal e sinalização. Durante a ação, foram identificadas irregularidades na colocação das barras de apoio (corrimão) e no parapeito dos espaços. A ação também irá se estender nos circuitos Dodô (Barra-Ondina) e Batatinha (Pelourinho) e realizará abordagens para identificar possíveis barreiras para as pcd´s.


“Essa ação visa garantir o acesso da pessoa com deficiência aos circuitos do Carnaval de Salvador e aos equipamentos que compõem a festa para que seja um carnaval realmente inclusivo e que todos tenham seus direitos respeitados”, destaca o assessor técnico da Sudef-SJDH, Adson Ribeiro.



A promotora de Justiça, Andrea Ariadna, ressalta que a ação possibilita criar avanços para tornar o carnaval mais acessível para todos. “Essa ação é importante porque é um projeto que vem sendo construído e que ao longo do tempo a gente consegue perceber essas mudanças. A existência de um camarote acessível já é um avanço, uma conquista de direitos das pessoas com deficiência e a cada ano as coisas vão se aprimorando e melhorando. A tendência é que a gente consiga chegar no equipamento público como esse que vai servir de exemplo para outros camarotes”, destaca a promotora de Justiça.


No Plantão Integrado, a Sudef disponibiliza o atendimento para pessoas com deficiência durante todos os dias de Carnaval. Além disso, o Plantão Integrado possui atendimento em Libras, através da Central de Intérpretes de Libras da Bahia (Cilba), para foliões surdos ou com deficiência auditiva. O atendimento em Libras servirá para todo e qualquer serviço que necessite de informação, e ainda, como suporte para ações preventivas e permanentes de enfrentamento à situações de discriminação e violência contra pessoas com deficiência na festa.


As equipes do Plantão Integrado atuam para garantir os direitos de crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, pessoas idosas, consumidores/as, população LGBTQIAPN+, combate ao tráfico de pessoas, entre outros públicos vulneráveis.


As pessoas com deficiência ou foliões que flagrarem qualquer situação de violação de direitos podem fazer a denúncia através do Disque 100 ou pelo 0800 284 0011.


Fotos: Hugo Carvalho- Ascom/Fundac


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑