Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Agricultura familiar participam de oficina virtual


 

Cooperativas da agricultura familiar participam de oficina virtual sobre crédito de carbono


Organizações produtivas da agricultura familiar do Bioma Mata Atlântica, apoiadas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), participaram, nesta quarta-feira (1º), de uma oficina virtual sobre crédito de carbono.


O crédito de carbono é um mecanismo de compensação ambiental em que as cooperativas se comprometem a restaurar ou preservar o meio ambiente para que as mesmas possam investir em seu negócio e sejam beneficiadas com investimentos socioprodutivos.


O representante do Fundo Francês Livelihoods Carbon Funds, Nicolas Fabre, apresentou e esclareceu dúvidas sobre o Fundo de Compensação de Carbono e as possibilidades para as cooperativas e associações. A organização acompanha as corporações para transformar, de forma sustentável, suas cadeias de abastecimento e reduzir sua pegada de carbono.


O Fundo conta com um modelo de negócios inovador, onde empresas, investidores financeiros e instituições unem forças para investir em projetos de compensação de carbono de longo prazo, com fortes benefícios para as comunidades locais.


Segundo o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, a empresa vai iniciar, em breve, um novo projeto: Parceiros da Mata, que dialoga com essa proposta. “Estamos realizando esse momento com organizações dos territórios Baixo Sul, Litoral Sul e Vale do Jiquiriçá que farão parte desse projeto. A ideia é que a CAR esteja presente nessa estratégia e esse diálogo gere grandes resultados para essas regiões”.


A Oficina também contou com a participação do assessor técnico da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-Bahia), Wilson Dias. “A agricultura, de um modo geral, é a fonte para fazer essa compensação de carbono e os agricultores são protagonistas através das práticas em suas propriedades. O objetivo é zerar o carbono na atmosfera. O grande propósito é de como as organizações da agricultura familiar vão participar desse mercado de carbono. Queremos que a agricultura familiar participe disso”.


A ideia é que a Unicafes apresente uma proposta ao Fundo que favoreça as cooperativas para que essas invistam em projetos e se comprometam, ao longo de 10 anos, a preservar e restaurar uma determinada área de compensação de carbono.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑