Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Anatel participa das operações de resgate no litoral norte de São Paulo



Além de usar técnica inédita no País, órgão regulador das telecomunicações também monitora tráfego aéreo de helicópteros no local e colabora com Rede de Emergência de Radioamadores


Uma equipe da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) participa, desde segunda-feira (20/2), das operações de resgate de vítimas da tragédia em decorrência das fortes chuvas ocorridas no litoral norte do Estado de São Paulo.


Mobilizados com equipamentos de alto desempenho para monitoração e localização de sinais, os técnicos da Agência estão realizando varreduras no local das buscas, em conjunto com as equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil do Estado de São Paulo, na tentativa de localização de aparelhos celulares de vítimas que se encontrem soterradas.


É a primeira vez no Brasil que o rastreamento de sinais de radiofrequências é utilizado como instrumento de apoio às equipes de resgate para a localização de pessoas soterradas. A partir da localização dos sinais em determinado ponto, é possível a busca focada por cães farejadores e escavação manual pelos integrantes das equipes de resgate. Tal medida é possível graças às características de funcionamento dos aparelhos celulares que, mesmo sem serviço disponível pelas prestadoras, emitem constantes sinais de radiofrequência, em busca de conexão com as estações transmissoras (torres).


O apoio da Anatel também compreende a monitoração e acompanhamento da montagem da Rede Estadual de Emergência de Radioamadores (REER), grupo membro da Defesa Civil responsável por garantir as condições de comunicação emergencial de autoridades e equipes de resgate por meio de estações do serviço de radioamador.


Além disso, os agentes de fiscalização estão acompanhando e realizando avaliações técnicas de proteção contra interferências nas frequências críticas das forças de segurança pública e comunicações aeronáuticas, dado o grande tráfego aéreo de helicópteros registrado na região litorânea.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑