Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Aromaterapia: 5 óleos essenciais para renovar as energias


 

Especialista dá dicas para começar o ano de 2023 renovando corpo e mente através dos óleos essenciais


Todo início de ano traz a oportunidade de recomeço. É o momento de colocar novas metas no papel e renovar as energias, seja internamente ou nos ambientes do lar. Para ajudar nesse processo de cuidar da mente e reequilibrar as energias, a aromaterapia pode ser uma grande aliada pois, através das substâncias que compõem os óleos essenciais, a técnica milenar estimula as células nervosas e proporciona alguns benefícios do ponto de vista físico, mental e espiritual, atuando como terapia complementar aos tratamentos convencionais, explica a farmacêutica e aromaterapeuta Taciana Lisboa, sócia da Flora Essências – loja que acaba de abrir no Max Center, Itaigara - e da Palato Especiarias. “Os óleos essenciais extraídos de plantas e outros compostos vegetais podem auxiliar no benefício da saúde e bem-estar como um todo, ajudando a controlar o estresse e a ansiedade, aliviando dores e equilibrando as emoções, além de promover a atração de boas energias para 2023”, destaca.


A melhor forma de utilizar os óleos essenciais, segundo a especialista, é por meio dos colares aromáticos ou difusores pessoais de ambiente. “A técnica de esfregar algumas gotinhas do óleo nas mãos e aspirar lenta e profundamente também é muito eficaz, assim como utilizá-los em massagens e banhos”. Como alguns óleos têm contra indicações, Taciana recomenda procurar o acompanhamento de um aromaterapeuta para indicar os melhores óleos de acordo com as necessidades de cada pessoa.


Confira 5 óleos essenciais e suas principais indicações para começar o ano cuidando de si:


1. Lavanda

O óleo essencial de lavanda é muito utilizado para aliviar dores de cabeça, enxaquecas e tensões musculares. Ele também é um bom aliado para melhorar irritações da pele, acne, queimaduras e picadas de insetos. Além disso, seu aroma auxilia no combate à insônia, o estresse e a depressão.


2. Laranja ou bergamota

Conhecido por suas propriedades purificantes, revigorantes e antioxidantes, o óleo essencial de laranja ou bergamota é indicado para quem busca equilíbrio emocional. “Em tempos de excesso de informação, ansiedade exacerbada e busca constante por resultados, cada vez mais pessoas sofrem com a pressão diariamente. Por isso, ele é ideal para ajudar a equilibrar o humor e promover tranquilidade e calma”, explica Taciana. 


3. Verbena limão

O óleo essencial de Verbena Limão também é calmante, tranquilizante e sedativo, conta a aromaterapeuta. “Pode ser comparado ao floral rescue remedy. Por isso, é indicado em todas as situações de crise emocional que podem provocar insônia, estresse, ansiedade e estados de angústia. Ainda dá energia, foco e concentração, além de ser um óleo com aroma cítrico muito agradável”.


4. Olíbano

O óleo essencial de olíbano é muito usado em meditações, porque induz à sensação de calma, clareza e paz interior. “Além disso, o olíbano traz proteção e nos coloca em contato com a nossa consciência superior. Dessa forma, ele ajuda a aquietar os pensamentos e também é um ótimo estimulante do sistema imunológico”. 


5. Alecrim

Possui propriedades antissépticas, analgésicas, antidepressivas e estimulantes. Esse óleo tem papel atuante no sistema circulatório e vascular. Além disso, age como um estimulante da memória e da circulação, por isso é muito utilizado para melhorar a fadiga mental e física.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑