Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Marinha brasileira afundou antigo porta-aviões francês


A Marinha brasileira anunciou nesta sexta-feira (3) que afundou no oceano Atlântico um antigo porta-aviões francês, que estava desativado e, segundo o Ministério Público Federal (MPF), repleto de resíduos tóxicos. A decisão, criticada por ONGs que defendem o meio ambiente, teve repercussão na França.


O navio foi comprado pelo Brasil no ano 2000 e estava inativo desde que passou por problemas operacionais em 2005. Por fim, terminou como um grave risco ambiental por conter em sua estrutura 9,6 milhões de toneladas de amianto.


Na sexta-feira (3) o porta-aviões São Paulo foi afundado pela Marinha após passar meses vagando no litoral nordestino
por ser proibido de atracar no Brasil e no exterior, deixando várias questões sem resposta.


Histórico do porta-aviões.


Em 1950 foi construído pela França e adquirido pela Marinha Brasileira em 2000 por US$12 milhões. Como um navio construído na década de 1950, sua estrutura continha substâncias tóxicas que não estavam proibidas na época de sua construção. No dia 17 de maio de 2005 houve o rompimento de uma tubulação de vapor superaquecido no navio, deixando vários feridos e três mortes.


O porta-aviões foi submetido a reparos e voltou a navegar em 2007. Em 2017, devido a novos danos, a Marinha determinou que o custo de recuperação era elevado e o navio foi desativado. Em março de 2021 o porta-aviões foi vendido em leilão para a empresa turca Sök Denizcilik Tic Sti por R$10 milhões. A MSK Maritime Services & Trading foi contratada para transportar o navio do Brasil para a Turquia, onde seria desmontado de forma “verde”.


Logo após ser arrematado pela SÖK, o navio foi rebocado no dia 4 de agosto de 2022. Porém, quando se aproximava do Estreito de Gibraltar, a Turquia cancelou a autorização que permitia que a embarcação atracasse no país por risco ambiental. Então, a empresa responsável pelo deslocamento retornou com a carcaça do navio para o Brasil ao Porto de Suape, em Pernambuco. Todavia, o governo do estado não permitiu que o navio ficasse no local. Assim, a embarcação ficou dando voltas próximo ao litoral do nordeste.


 Foto: Marinha do Brasil


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑