Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

FLIPF terá curadoria coletiva em sua quarta edição



A Festa Literária Internacional da Praia do Forte (FLIPF), que chega à sua quarta edição e promete movimentar a Bahia de 4 a 7 de maio na Praia do Forte, escolheu quatro grandes potências para assinar a curadoria dos quatro principais espaços  do evento.


Edma de Gois será a responsável pela curadoria do “Canto da Palavra”, espaço onde acontecerá as mesas literárias. Jornalista e pesquisadora de literatura há 20 anos, Edma também atua como docente, colaboradora de publicações especializadas e editora. Já passou pelos jornais Diário do Nordeste e Correio Braziliense, foi consultora em ações governamentais relacionados a livros e leitura como o Programa Nacional Biblioteca na Escola e o Programa de Bolsas de Fomento à Literatura do Ministério da Cultura (MinC)  além de ser autora de Traçados Dissonantes: corpos femininos na literatura. 


O escritor baiano, poeta, educador e quadrinista Anderson Shon será o curador do Espaço “Multiverso FLIPF”, que terá uma programação voltada para os jovens. Anderson, que acaba de lançar o seu livro 'Quando as Borboletas Saem do Casulo', também é autor dos livros “Um Poeta Crônico”, “Outro Poeta Crônico” e “A Despedida do Superfuturo”, além de ser colunista do site Jovem Nerd. Participante de festas literárias da Bahia, como Flipelô, Fita, Flica, Flifs,  foi um dos destaques da Bienal do Livro de Salvador em 2020.


A criançada não ficará de fora da FLIPF e contará com uma programação super especial para poder aproveitar os quatro dias de celebração da literatura. O espaço “Ninho FLIPF” terá como curadora a cria da Bahia, Emília Nuñez. Escritora de literatura para infância, professora e sócia da editora Tibi, Emília é criadora do projeto de incentivo à leitura, “Mãe que Lê”, ministra cursos sobre criação e publicação de livros infantis na plataforma espanhola Doméstika, integra o InBalê, grupo de literatura baiana para infâncias, além de compartilhar dicas de livros infantis através do seu perfil do instagram @maequele.


Completando esse time de peso, a antropóloga, escritora e curadora artística, Bárbara Falcon, ficará à frente da curadoria do espaço “Rede de Livros”, onde acontecerá uma feira de livros e será um ambiente para encontros e trocas de experiências entre autoras e autores baianos. Bárbara é especialista em Produção Cultural e mestre em Estudos Étnicos, foi diretora do Livro e Leitura da Secretaria de Cultura da Bahia, coordenadora executiva do Comitê PROLER de Salvador, integrou comissões de editais e do Programa Estadual Fazcultura. Ela atua como curadora na área de literatura, livro e leitura em todo território nacional.


O tema dessa quarta edição faz um convite ao sonho: “Voam sonhos nas asas da esperança”. Durante o evento, o público vai poder explorar, cuidar e alimentar os seus sonhos e a esperança, através das mesas literárias, oficinas, bate-papos, lançamentos de livros e apresentações infantis, artísticas e musicais. Em breve, mais informações serão disponibilizadas no site do evento: https://www.flipf.com.br/.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑