Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 25 de fevereiro de 2023

Clareamento Dental é tratamento de estética que mais cresce no país

 


Clareamento Dental é tratamentos ligado à odontologia estética que mais cresce no país

  

Dr. Alessandro Schwertner, da rede de clínicas Odontolatina, explica que o procedimento só deve ser realizado em pacientes com boa saúde bucal, sem alergias aos componentes dos clareadores e pode levar a excelentes resultados quando realizado com supervisão de um profissional de Odontologia  


Ter um sorriso esteticamente harmônico é um dos principais desejos da população. Reflexo disso, é o crescimento na procura por tratamentos ligados à odontologia estética. De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), esse segmento movimenta cerca de R$ 38 bilhões por ano. Além disso, a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE) indica que o Brasil é considerado o segundo país que mais realiza mudanças odontológicas no mundo. Tanto, que a busca por procedimentos como o clareamento dental vem triplicando.  


De acordo com Alessandro Schwertner, doutor em Odontologia pela Universidade Norte do Paraná/Universidade Federal de Pelotas e sócio e vice-presidente da Odontolatina – rede de franquias de clínicas odontológicas com mais de 20 anos de mercado – com o aumento no número de interessados, também cresceram as dúvidas a respeito da realização do clareamento dental. Por isso, é importante adiantar que esse tipo de procedimento não enfraquece os dentes. No entanto, só deve ser realizado por pacientes que estejam com a saúde bucal em dia. “É normal, que com o passar dos anos e dependendo dos hábitos alimentares e comportamentais, os dentes sofram amarelamento. O clareamento dental se torna, então, uma solução interessante para alcançar a cor desejada, melhorando os aspectos estéticos e contribuindo para a autoestima”, explica.  


O profissional de Odontologia pode usar diferentes técnicas para alcançar a cor que o paciente deseja, no entanto, Schwertner ressalta que o clareamento sempre seguirá a cor base dos dentes de cada pessoa. “Há pessoas que já tem como base um tom mais amarelado ou acinzentado. Ao optar pelo clareamento, qualquer que seja a técnica, o objetivo será alcançar tonalidades dentro do padrão original”, avisa o especialista.  


Os dentes são formados por várias camadas sobrepostas. A mais superficial é o esmalte do dente, uma camada que tem como característica a porosidade. Isso significa que com o passar do tempo, restos de alimentos podem entrar por essas microfissuras e causar o escurecimento dos dentes. “Manchas causadas por alimentos são mais fáceis de serem removidas. Um profissional deve fazer a avaliação para entender qual será o ponto de partida e definir qual o tratamento mais adequado. Se a opção for pelo clareamento, costumamos iniciar o processo com uma limpeza bucal a fim de limpar a placa bacteriana e o tártaro”, adianta o doutor.    


Se a escolha for pela realização do procedimento em consultório, primeiro a gengiva do paciente é protegida. Para isso, utiliza-se um gel especial protetor, que depois de aplicado é submetido à exposição a um feixe de luz que o deixa rígido. Feito isso, aplica-se, sobre os dentes, um produto a base de peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida, dois ingredientes ativos que são responsáveis pelo clareamento dos dentes. “As substâncias promovem a oxidação das moléculas orgânicas dos resquícios de alimentos que estão depositados na dentina”, descreve o Dr. Alessandro Schwertner. Após 15 minutos, as substâncias são retiradas da boca e é feita a limpeza com água. A quantidade de aplicação e também número de sessões necessárias para alcançar o resultado desejado vai variar de paciente para paciente.  


Quando a opção é pela realização do clareamento dental em casa, a substância clareadora precisa ser aplicada em um molde, que é feito previamente e sob medida para cada paciente. A moldeira deve ser encaixada nos dentes pelo tempo pré-determinado pelo dentista, que pode variar de pessoa para pessoa. “Dependendo do nível de pigmentação dos dentes, o tratamento pode durar até quatro semanas. Durante este período, agendamos consultas para acompanhar a evolução e avaliar a ocorrência de eventuais efeitos colaterais, como uma alteração da sensibilidade, que é resolvida com o uso de creme dental especial para dentes sensíveis, por exemplo,”, explica o odontólogo.  


Vale ressaltar que não existem muitas restrições para a realização do clareamento dental. “O importante é que o paciente esteja com toda a cavidade bucal saudável e não tenha alergias aos componentes da fórmula do clareador. Pessoas que estejam tratando problemas de saúde mais sérios não devem passar pelo procedimento. Também há a recomendação para que mulheres nos últimos meses de gestação aguardem para realizá-lo após o parto”, finaliza o Alessandro Schwertner, doutor em Odontologia pela Universidade Norte do Paraná/Universidade Federal de Pelotas e sócio e vice-presidente da Odontolatina.  



0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑