Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Bombeiros e PM simulam combate a incêndio em trios elétricos

 Foto: Ascom/ SSP-BA

Os olhares atentos de baianos e turistas que passavam pela Avenida Oceânica, na manhã desta quarta-feira (8), mostraram a curiosidade durante uma movimentação de integrantes e viaturas do Corpo de Bombeiros (CBM) e da Polícia Militar (PM), durante a simulação de um modelo montado pelas forças de segurança e salvamento para situações de alto impacto em grandes eventos.

Participaram equipes dos 1º, 3º, 12º e 13º Grupamentos de Bombeiro Militar (GBMs/Barroquinha, Iguatemi, Salvar e Gmar), do Grupamento Aéreo da PM, além de órgãos municipais e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Conforme a comandante do 3º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), major Jamille Almeida, esse modelo vem sendo estudado nos últimos dois anos para a aplicação no evento. “Nós queremos sistematizar e aplicar ferramentas para trazer uma resposta mais rápida e eficaz. O objetivo maior é prestar, cada vez mais, um melhor serviço para a população”, contou.




O esquema de simulação tem cinco fases que passam pelo bloqueio e isolamento do espaço, evacuação da área do sinistro, estabilização do cenário de caos, socorro e transporte das vítimas.  

A simulação 

Os gritos de socorro improvisados por atores mostraram que algo grave havia acontecido durante a passagem de um bloco pelo circuito Barra – Ondina. Rapidamente, integrantes das forças de segurança que estavam no local acionaram, através dos terminais de comunicação móvel com tecnologia LTE (Long Term Evolution), equipes de resgate e salvamento.

O local foi isolado e viaturas Auto Bomba Tanque (ABT) e ambulâncias do Salvar e Samu chegaram ao local para apagar o fogo e socorrer as vitimas, com queimaduras leves e graves. Um helicóptero do Graer pousou nas areias da praia e socorreu, com rapidez, uma pessoa para o Hospital Geral do Estado (HGE), que estava de prontidão para receber as vitimas.

Também participaram da ação equipes da 11ª CIPM (Barra), da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador), da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Defesa Civil de Salvador (Codesal).

Fonte: Ascom/ SSP-BA

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑