Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Carnaval: dicas para cuidar da saúde íntima durante a folia

 


O carnaval começa neste final de semana e alguns cuidados são importantes para não haver problemas na saúde íntima. Por isso, listamos alguns pontos para serem seguidos durante os dias de blocos, com a ajuda de Yara Caldato (@yaracaldato), médica ginecologista regenerativa, funcional e estética. Confira: 


1. Cuidado ao utilizar o banheiro público.


É importante lembrar que banheiros compartilhados abrigam muitos germes. O quão contaminado o ambiente está vai variar da frequência em que ele é limpo durante o dia, à ventilação do espaço.


Pode haver disseminação de certos vírus e bactérias causadores de doenças nos banheiros públicos, mas sentar num vaso sanitário contaminado e pegar alguns vírus ou bactérias na pele não necessariamente deixará a pessoa doente, pois não são doenças causadas somente por contato. Porém se a mulher estiver com alguma lesão na pele, pode ser contaminada por alguma bactéria específica. 


2. Não prenda o xixi.


Quanto mais segurar a urina para ir em um banheiro adequado, maior a chance de gerar problemas, como a infecção urinária, por conta da presença de bactérias, explica a ginecologista. Os “condutores urinários” podem ser uma opção. Há os feitos por materiais como silicone, plástico e papelão fáceis de encontrar na internet. 


3. Evite fantasias apertadas e desconfortáveis.


O calor pode prejudicar a saúde da vagina, pois a combinação de clima abafado, suor e atrito junto com roupas ‘justas’ ou de tecidos sintéticos, faz com que a região se torne favorável ao surgimento de fungos e bactérias, que podem desenvolver doenças como a candidíase, informa Yara. Roupas molhadas também devem ser evitadas. O ideal é sempre proteger a área íntima com peças 100% algodão.


4. Não compartilhe peças íntimas.


Regra básica, as peças íntimas são de uso único e exclusivo. Lembrar que podem ser transmitidas doenças com o compartilhamento.


5. Proteja-se sempre! Use preservativo.


Além de prevenir a gestação indesejada, o uso do preservativo é importantíssimo para evitar contaminação por doenças sexualmente transmissíveis. 


Lembrar que as doenças também são transmitidas através do sexo oral e anal, portanto, sempre usar preservativo em todas as práticas.


Além disso, Yara compartilhou em seu instagram e apontou alguns itens indispensáveis para levar na pochete: 


Camisinhas (masculina ou feminina);


Lenços umedecidos;


Álcool em gel (para a limpeza das mãos).



FONTE:


Yara Caldato (@yaracaldato) - Ginecologista Regenerativa, Funcional e Estética - CRM-PA 11627 - RQE 5066.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑