Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Carnaval: Secis promoverá selo de autenticação sustentável para camarotes



Foto: Alfredo Filho/Arquivo Secom



Durante o Carnaval de Salvador 2023, os camarotes que transformarem o espaço em um lugar capaz de integrar as questões sociais, econômicas e ambientais receberão um selo de autenticação sustentável. Promovido pela Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Promoção Animal (Secis), o selo “Eu Promovo o Carnaval Sustentável” acreditará os camarotes que estabelecerem boas práticas ligadas à sustentabilidade. 


Critérios como o uso de campanhas contra a violência sexual, políticas de combate a LGBTfobia, acessibilidade, bem como programas de inclusão social e de minoração de emissão de gases serão observados na avaliação.


“Nosso objetivo é que os camarotes montados para folia promovam a festa com a aplicação de práticas com impactos positivos nas áreas sociais, econômicas e ambientais. Para isso, estabelecemos uma criteriosa avaliação, pautada em padrões internacionais, para que os estabelecimentos possam adaptar os processos de acordo com as boas práticas de sustentabilidade. Vamos mostrar que é possível fazer a maior festa de rua do mundo de forma sustentável”, destacou a titular da Secis, Marcelle Moraes.


Como participar – Até a quinta-feira (16), na abertura oficial da folia, os camarotes que tiverem interesse em participar do programa sustentável e atingirem pelo menos uma pontuação de 30% dos critérios pré-estabelecidos receberão um selo de adesão ao projeto. Durante a folia, técnicos da Secis e especialistas em sustentabilidade realizarão visitas técnicas aos espaços para fiscalizar se as boas práticas sustentáveis estão sendo aplicadas pelos camarotes.


A cada ação sustentável praticada pelo estabelecimento, haverá uma pontuação pré-determinada, que foi construída inspirada em criteriosa base de avaliação. A partir da pontuação alcançada, será concedido o selo baseado em critérios de avaliação com padrões de sustentabilidade internacionais, definidos sob a curadoria do Sistema B e a Startei. Na ação, também será estabelecido um ranking dos camarotes mais sustentáveis.


“No total, serão avaliados 136 pontos que vão desde o percentual de trabalhadores que atuam no camarote sob regime temporário até campanhas de equidade de gênero, não discriminação racial e práticas de controle de desperdício de água e destarte correto dos resíduos gerados pelos estabelecimentos. Os camarotes que cumprirem pelo menos 50% dos indicadores estabelecidos pelo programa receberão o selo de autenticação sustentável”, afirmou a diretora de Resiliência da pasta, Tainara Ferreira.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑