Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Cole no Centro: Prefeitura lança ação para reposicionar Carnaval no Centro de Salvador

 


Cole no Centro: Prefeitura lança ação para reposicionar Carnaval no Centro de Salvador

 

Fotos: Jefferson Peixoto/Secom e Inácio Teixeira/Arquivo Secom

 

A Prefeitura de Salvador traz para o Carnaval 2023 o "Cole no Centro", iniciativa que visa reposicionar a festa em toda a extensão do Centro da capital baiana, desde o Campo Grande, passando pela icônica Praça Castro Alves, até o Pelourinho. A ação foi apresentada na terça-feira (7) pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho.

 

A aposta é na potência da juventude negra baiana, trazendo para o Carnaval novos artistas, festas e eventos culturais que vêm ganhando público na noite e nas periferias de Salvador. São 12 palcos temáticos, reunindo mais de 100 atrações de diferentes estilos musicais. Além deles, 28 artistas se apresentarão no Circuito Osmar em trios pipoca, ou seja, de graça. Entre eles, Léo Santana, Thiago Aquino, Psirico, Xanddy Harmonia, Igor Kannário, A Dama, O Poeta, O Kannalha e Oh Polêmico.

 

"Nós vamos fazer um Carnaval do Centro como nunca se viu. Isso é fato. A gente está fortalecendo a folia como um todo, investindo nos circuitos tradicionais e nos bairros. Mas, sem sombra de dúvidas, é no Centro da cidade onde está o maior esforço da Prefeitura. A proposta é ocupar com atrações desde o Campo Grande até o Pelourinho. Só na Praça Castro Alves serão quatro palcos", apresentou Bruno Reis.

 

Segundo Pedro Tourinho, o Cole no Centro visa reconhecer e fortalecer uma identidade que a festa já desenvolveu nos últimos anos. “A comunicação sempre foca muito em como foi o Carnaval do Centro no passado, só que o Carnaval do Centro já é uma outra coisa e não é de hoje. É lá onde se reúne o movimento alternativo, os novos estilos, os novos artistas, as novas formas de consumo de música. Então estamos pegando essa identidade que já existe e dando uma estrutura para que ela aconteça da melhor forma possível”, explicou.

 

Atrações – Uma das atrações na Praça Castro Alves será o palco Donas do Som, com participação exclusiva de artistas mulheres. Serão 12 cantoras num espaço para discutir o respeito ao corpo feminino e o combate ao machismo. Lá também será realizado o Pôr do Sol, com uma apresentação a cada fim de dia entre 17 e 21 de fevereiro.

 

O tradicional Encontro de Trios será mantido na Praça Castro Alves, com Afrocidade ao lado de Baco Exu do Blues e Carlinhos Brown em parceria com Àttooxxá. Ainda nas proximidades da praça será realizado o Palco Brisa, no Espaço Cultural da Barroquinha. Sucesso no Festival da Virada, o palco tem como foco dar espaço aos novíssimos ventos da música baiana, reunindo 24 atrações.

 

“Então são vários palcos em torno da Praça Castro Alves que vão tocar até meia-noite. E aí, a partir da meia-noite, começa um ‘after’ da Batekoo, que traz toda a potência da juventude negra de Salvador, que vai até três da manhã”, completa Pedro Tourinho. A festa, criada por jovens negros e urbanos do Nordeste de Amaralina e do Rio Vermelho, se tornou um dos maiores sucessos do país e estreará no Carnaval em 2023.

 

Como salientou Bruno Reis, em 2023 a Prefeitura vai se fazer presente também na festa do Pelourinho. O Largo de Tieta, que estava sem uso nas últimas festas, receberá o palco Axé Pelô, com 20 artistas de diversas gerações do Axé Music. A Praça Municipal receberá o Palco Multicultural, trazendo como destaque o som do reggae, e o Desfile das Fantasias de Luxo LGBTQIA+. Já na Praça da Cruz Caída, será montada a Arena do Samba, e no Largo do Santo Antônio Além do Carmo, será realizado o Coreto das Orquestras, reunindo quatro ‘big bands’ baianas.

 

O Campo Grande não ficará de fora. Lá, a Prefeitura de Salvador criará a Varanda da Folia, um palco em frente ao Teatro Castro Alves (TCA), reunindo 16 artistas que se apresentarão nos intervalos das passagens dos trios. Na sexta-feira, dia 17, será realizado o Furdunço do Centro, com 20 atrações dando a volta na Praça do Campo Grande.

 

12 palcos temáticos no Centro

 

- Donas do Som - Praça Castro Alves - 17/02 a 19/02

- Axé Pelô - Largo de Tieta - 18/02 a 21/02

- Palco Brisa - Espaço Cultural da Barroquinha - 17/02 a 21/02

- After Batekoo - Praça Castro Alves - 17/02 a 21/02

- Pôr do Sol - Praça Castro Alves - 17/02 a 21/02

- Encontro de Trios - Praça Castro Alves

- Palco Multicultural - Praça Municipal - 18/02 a 21/02

- Arena do Samba - Praça da Cruz Caída - 18/02 a 21/02

- Desfile de Fantasias de Luxo - Praça Municipal - 20/02

- Coreto das Orquestras - Largo do Santo Antônio - 18/02 a 21/02

- Varanda da Folia - Campo Grande

- Furdunço do Centro - Campo Grande - 17/02

 

28 atrações pipoca

 

Léo Santana, Psirico, Xanddy Harmonia, Igor Kannário, Gerônimo com Buzanfan, Claudia Leitte, Lincoln Sena, Danniel Vieira, Escandurras, A Dama, Mudei de Nome, Tiago Aquino, Nêssa, CBX Samba Club, Juan e Ravena, Pagodart, Ed City, Mambolada, O Poeta, Sarajane, Targino Gondim, FitDance, O Kannalha, Afrocidade, Parangolé, Timbalada, Alinne Rosa e Oh Polêmico.




0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑