Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Cuidar da alimentação: passaporte para viver em harmonia com a estação do Sol

 


“Já pintou Verão/Calor no Coração”. Dá para parodiar os versos que abrem a canção Baianidade Nagô, garantindo mais saúde na estação do sol, incluindo os versos “Cuidado com a alimentação”. E são muitas as dicas da nutricionista do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), Lorenna Fracalossi, para uma convivência harmoniosa com o verão, estação de muitas festas em Salvador, culminando com o Carnaval.


Os cuidados com a alimentação no verão – explica a nutricionista- são muito importantes para garantir o bem-estar e evitar as intoxicações alimentares, que podem deixar o cidadão fora da folia. O cuidado deve ser redobrado quando os alimentos são consumidos fora de casa: nas festas populares de rua e nas praias. É preciso, segundo a nutricionista, observar o armazenamento, o odor e a aparência para ter mais segurança.


Alimentos mais indicados


No Verão, o corpo sente mais sede, exigindo mais líquidos, explica Lorenna Fracalossi. A ênfase deve ser dada a alimentos de fácil digestão: frutas, verduras, carnes magras (de preferência grelhadas), peixes e frutos do mar. Como o corpo pede mais líquidos, além do cuidado da hidratação com água, as frutas são uma excelente opção.


E a estação do sol, no Nordeste, torna-se mais colorida, com a variedade de frutas: manga, abacaxi, umbu, seriguela, graviola, melancia, abacate. As frutas, por serem ricas em fibras, contribuem para o bom funcionamento do intestino, segundo ressaltou a nutricionista. Um destaque especial para a água de coco, que misturada a frutas, dá para fazer picolés que dão sensação de frescor. Outra sugestão da nutricionista é bater manga com água de coco, rica em frutose e potássio. Manga também é uma excelente opção para as saladas cruas, combinando com folhas verdes como rúcula, agrião e alface.


Os Cuidados


O consumo de alimentos na rua exige cuidados redobrados, orienta a nutricionista do Cedeba. É necessário observar a armazenagem (caixas de isopor com mofo), a aparência dos alimentos, o cheiro e sabor. O queijo coalho, tão consumido nas praias, deve ser acondicionado em caixas térmicas. É importante evitar alimentos fritos, principalmente por serem de digestão mais lenta. Alimentos fritos previamente, como coxinhas, e expostos ao sol, devem ser evitados. O acarajé, frito na hora, ainda é a opção mais segura . A segurança aumenta para quem vai à praia e leva seu lanche de casa porque as condições de preparo, transporte e conservação podem ser mais controladas de acordo com as normas de higiene.


E para quem está em processo de redução de peso, é importante manter o pé no freio. Embora no verão o ganho de peso seja menos evidente do que no inverno, por conta de as pessoas se movimentarem mais, e, também, porque o próprio organismo pede alimentos mais leves, é muito importante manter o controle. “A pessoa pode consumir alimentos que não faz uso habitual, esporadicamente, mas não rotineiramente, sob pena de recuperar o peso eliminado, facilmente, porque nosso corpo tem “memória”, observa Fracalossi.


O sol é um convite irrecusável para a ida à praia, fazer caminhadas, atividades que ajudam na queima de calorias, bem como as festas regadas a muitas danças, mas que exigem consumo moderado de álcool. Com equilíbrio, pontua a nutricionista, dá para curtir tudo o que o verão oferece, cuidar da alimentação e manter o peso sob controle, sem medo e sem culpa.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑