Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Diarreia de verão: não caia nessa

Entenda por que a diarreia é mais comum com o aumento do calor e veja dicas de como evitá-la  


É Verão. Há os que adoram a estação mais quente do ano, enquanto outros se sentem incomodados com a elevação dos termômetros. Seja como for, todos estão sujeitos a uma série de mudanças comuns no organismo durante essa época. Um exemplo é o que acontece com o intestino, uma vez que as diarreias são mais recorrentes nesse período.     



“Isso ocorre porque a alta temperatura contribui para a proliferação de microorganismos que podem causar esse quadro, o que se torna ainda pior em cenários com condições sanitárias inadequadas. Ou seja, o calor potencializa os fatores de risco e eleva as chances de contágio”, alerta a gastroenterologista da Diagnoson a+, Dra. Virgínia Figueiredo.   


Para evitar episódios de diarreia no Verão, aquelas que decorrem, principalmente, da soma do calor excessivo e da falta de cuidados durante o dia a dia, algumas medidas são recomendadas: 


- Não beba água que não seja devidamente tratada. Opte pela água mineral;  


- Tenha atenção na hora de se alimentar fora de casa, principalmente, em ambientes que não contam com condições adequadas de armazenamento e conservação de alimentos;  


- Evite beber diretamente de latinhas ou garrafas, muitas vezes armazenadas sem higienização prévia; 


- Cuidado com o gelo que você adiciona nas bebidas – sem saber a procedência, pode ser arriscado; 


- Atente-se para a refrigeração dos alimentos e evite ingerir maioneses, cremes e preparos lácteos, bem como frutos do mar, principalmente crus, se não tiver certeza sobre as condições de preparo e conservação; 


 


- Atenção também à higienização de saladas e frutas.  

 


O contágio  


O contágio normalmente ocorre pela via fecal-oral. Os patógenos são transmitidos pela ingestão de água, alimentos e objetos contaminados. Isso se dá de pessoa para pessoa (por meio de mãos contaminadas) e de animais para pessoas.   


A manipulação de alimentos e o contato com moscas, formigas e baratas também pode contaminar refeições e líquidos. A diarreia do tipo infecciosa, por sua vez, pode ser causada por vírus, bactérias ou parasitas. 


 


Sintomas   


Vontade de usar o banheiro de forma contínua, cólica, dores abdominais, gases, mal-estar. Esses são alguns dos sintomas mais comuns. Quando infecciosa, a diarreia pode vir acompanhada de náusea, vômito e febre.  


 


Estou mal, e agora? 


 


Hidrate-se e esteja em um local onde possa ir ao banheiro com facilidade. Faça ingestão de alimentos leves e evite frituras, lácteos e condimentos. Banana, maçã, batata, carne branca e arroz são exemplos de alimentos que são bem-vindos.     


Tenha atenção à higiene e procure um médico. “Nada de automedicação. Assim como a diarreia pode ser decorrente desses casos comuns de verão, outras questões também devem ser investigadas, tais como: características das fezes, número de evacuações, presença de sangue, muco, dor abdominal ou alimentos mal digeridos”, completa a médica Dra. Virgínia Figueiredo.   


Em alguns casos, a diarreia pode indicar outro problema mais grave, o que só poderá ser confirmado por meio de exames. O diagnóstico levará em conta também o histórico alimentar do paciente e se houve, por exemplo, a ingestão de alimentos não habituais.  

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑