Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Dicas do Creasi para a pessoa idosa durante o Carnaval

 


Curtir o Carnaval é um direito da pessoa idosa, mas é um dever fazê-lo com segurança”. A frase da médica geriatra, Josecy Peixoto, do Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi) chama atenção para o fato de que curtir a folia momesca não é privilégio apenas dos mais novos. As pessoas idosas também demonstram muita disposição quando o assunto é curtir a festa mais popular do Brasil.


De acordo com Helena Patáro, gerontóloga e terapeuta ocupacional do Creasi, a festa é uma excelente oportunidade de socialização. “É importante para as pessoas idosas poderem renovar amizades, conhecer gente nova e, acima de tudo, se divertir nos bailes dos clubes, nas festas temáticas, nos blocos e na rua”, salientou.


E como se preparar para a folia?

As especialistas do Centro de Referência reuniram algumas dicas para as pessoas idosas curtirem o Carnaval com segurança. Com elas os idosos vão se divertir para valer:


Hidrate-se regularmente. A ingestão de água ajuda a manter o corpo hidratado garantindo o bom funcionamento dos órgãos, além de aliviar o calor.


Proteja-se do sol. Use protetor solar e não saia de casa sem chapéu ou boné. O excesso de sol pode causar desidratação e ressecamento, por isso é importante evitar a exposição excessiva.


3.      Use sapato fechado e confortável. Usar sapatos fechados e confortáveis vai trazer uma maior comodidade na hora de curtir a festa, além de evitar alguns machucados.


4.      Alimente-se bem. Alimentar-se de maneira adequada resultará em mais energia para aproveitar a festa. O consumo de carboidratos é indicado para esses dias. Mas, é importante salientar que a ingestão de frutas e vegetais também é indispensável.


Evite locais com maior aglomeração. É interessante aproveitar o Carnaval em espaços que sejam mais cômodos e com acesso fácil, para evitar transtornos.


Use preservativo. O uso do preservativo é indispensável durante todo o ano, mas vale salientar sua importância no período de Carnaval. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), por dia, 1 milhão de pessoas adquirem infecções sexualmente transmissíveis no mundo.


7.      Não esqueça de tomar os remédios regulares. É necessário manter a rotina não se descuidando dos medicamentos.


 

Ascom do Creasi

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑