Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

GCM apreendeu 214 objetos perfurocortantes e dois simulacros de arma de fogo l

 


GCM apreendeu 214 objetos perfurocortantes e dois simulacros de arma de fogo no Carnaval 


Foto: Divulgação/ Ascom GCM

 

A Guarda Civil Municipal (GCM) registrou, através do Núcleo de Estatísticas (Nest), 653 atendimentos que estão relacionados ao apoio a órgãos públicos e ao cidadão. Além disso, foram contabilizadas 43 ocorrências referentes a intervenções em vias, prestações de socorros, conduções por mandados em aberto, dentre outros. Nas ações em apoio à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), foram catalogadas a apreensão de 214 objetos perfurocortantes e dois simulacros de arma de fogo. 

 


De acordo com o Inspetor Geral da GCM, Marcelo Silva, a criação do Centro Integrado de Inteligência, Comando e Videomonitoramento (CicomV) contribuiu para as ações de monitoramento na folia, em consonância com o Centro de Operações e Inteligência (COI), onde existem a atuação de GCMs.


“Só ontem (21), conseguimos deter três pessoas que possuíam mandado em aberto. O primeiro caso, quando um homem que responde por estupro, foi detido por agentes do Grupamento de Rondas da Capital, na Barra, e outros dois foram detidos pelo Grupo de Apoio ao Turista no Elevador Lacerda, por responderem pelo artigo 157 do Código Penal”, detalhou Silva. Durante o Carnaval, cinco pessoas foram conduzidas pela Guarda ao serem detectadas pelo reconhecimento facial.  

 

Identificação - Ainda durante as ações no Carnaval, a Guarda Civil, através da Coordenadoria de Ações de Prevenção à Violência (Cprev), identificou 13.751 crianças com pulseiras contendo dados como nomes delas, dos pais ou responsáveis e telefone para contato.  

 

Documentos - Nos seis dias de folia, foram recolhidos 253 documentos, uma redução de aproximadamente 30% se comparado ao mesmo período de 2020.  O folião pode acessar o site da instituição (www.gcm.salvador.ba.gov.br) e verificar se o nome consta na lista de documentos perdidos.  

 

Com a confirmação, o proprietário deve se dirigir à sede do órgão, na Avenida San Martin, das 8h às 17h, a partir desta quinta-feira (23), em posse de um documento original com foto ou boletim de ocorrência para fazer a retirada. 

  

Para o Diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima, a Guarda Civil Municipal teve um papel muito importante nesse Carnaval, colaborando com uma gama de serviços de grande importância para a população.  

 

“Desenvolvemos desde ações preventivas a operacionais. Nossos agentes conseguiram participar ativamente de ações de fiscalização que retiraram mais de 100 facas das ruas, realizamos patrulhamento preventivo, identificamos crianças, atuamos com atividades lúdicas e preventivas. Também faremos a devolução de documentos encontrados, enfim, serviços extremamente importantes para a realização da festa”, disse Lima. 

 

Demais ações - Atividades lúdicas e educativas foram realizadas pela Guarda Civil nas unidades acolhedoras que receberam os filhos dos ambulantes, durante os festejos carnavalescos. A Banda de Música, com várias apresentações em abrigos, escolas e camarotes acessíveis, levou alegria e músicas que trouxeram um repertório variado do axé até as marchinhas dos antigos carnavais, em camarotes acessíveis.  


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑