Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Mais de 4,5 mil testes são realizados no projeto ‘Fique Sabendo"

 


Mais de 4,5 mil testes são realizados no projeto ‘Fique Sabendo’ no Carnaval de Salvador 2023


Foto: Jefferson Peixoto/ Secom

Para estimular a detecção precoce de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador implantou dois módulos do ‘Fique Sabendo’, no circuito Dodô (Barra) e Osmar (Campo Grande). Entre sexta-feira (17) e terça (21), foram realizados mais de 4,5 mil testes para diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Desse total, 190 testes apresentaram reagentes para as doenças. A Sífilis liderou os resultados positivos com 151 casos, seguida pelo HIV, com 26 ocorrências, e as Hepatites B e C, com 6 e 7 notificações,respectivamente.


A secretária municipal da Saúde e vice-prefeita, Ana Paula Matos, ressalta a importância da ação para o tratamento adequado de quem testa positivo. “Com o avanço da medicina é possível que o paciente viva normalmente, da mesma forma que milhões de brasileiros convivem com doenças crônicas, fazem acompanhamento contínuo e tomam medicações adequadas. Temos uma rede estruturada e profissionais capacitados para realizar o acolhimento desse paciente que teve o resultado reagente para a infecção”.


Um outro importante dado que despertou preocupação das equipes de saúde referiu-se à aplicação de penicilina, medicação utilizada para impedir a evolução da infecção. O número de usuários que aceitaram dar início imediato ao tratamento foi desproporcional a quantidade de casos identificados: apenas 44 foliões aceitaram receber o medicamento.


A infectologista Adielma Nizarala explica a importância da interrupção da cadeia de transmissão. “Nesse projeto do Fique Sabendo no carnaval, a sífilis lidera historicamente o número de pessoas acometidas com alguma infecção. É fundamental que após a detecção da infecção, o paciente aceite a medicação que não impedirá de levar uma vida normal, inclusive, durante a folia. Será uma proteção individual e coletiva, em respeito ao próximo parceiro (a). Aliado a isso, o uso do preservativo distribuído gratuitamente nos nossos módulos deve ser indispensável”.


Preservativos e géis - A SMS montou um esquema especial para a distribuição de preservativos masculinos, femininos e géis lubrificantes: a cada mil metros dos circuitos oficiais era possível encontrar caixas com os produtos para quem quisesse adquirir. A iniciativa estimula a procura voluntária do folião pela proximidade do serviço.  Ao todo, foram distribuídos mais de 360 mil preservativos.


A titular da pasta e vice-prefeita, Ana Paula Matos enfatiza a importância tornar acessível os métodos de prevenção às IST’s durante a folia para reforçar a proteção. “Essas estratégias visam prevenir o aumento do número de pessoas acometidas por doenças ou gravidez indesejada, especialmente entre os jovens. O Carnaval deve ser vivido como um momento de celebração, sem margem para preocupações e para isso acontecer é preciso tomar cuidados em relação à saúde”, pontuou.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑