Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Prefeitura fez 44 salvamentos marítimos na orla de Salvador; confira números do 3º dia de folia

 


Prefeitura fez 44 salvamentos marítimos na orla de Salvador; confira números do 3º dia de folia 


Fotos: Alfredo Filho e Bruno Concha/ Secom PMS

 

Durante o terceiro dia de Carnaval, ontem (18), a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) registrou 44 resgates de afogamentos não fatais nas praias da capital baiana. Os agentes atuaram em oito postos e contaram com o auxílio de uma embarcação, realizando 343 ações preventivas na orla da cidade. Também houve quatro situações de socorro em praia ou via pública e ação de entrega de pulseiras para identificação de crianças. 

 

Além de atuar na orla marítima, a administração municipal manteve a megaoperação de serviços públicos para ordenamento e atendimento dos foliões nos circuitos da folia. 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), por exemplo, realizou 629 vistorias e prestou 104 orientações.  

 

As inspeções foram feitas em 301 atividades diversas, 97 balcões, 28 bares, dois praticáveis, 14 marquises, 49 palcos, três lanchonetes, quatro depósitos e 50 técnicas diversas nos circuitos da folia. Três facões foram apreendidos durante a fiscalização. 

 

Nos estabelecimentos comerciais, foi emitida uma notificação e um auto de infração por comércio de bebidas sem a devida licença. O órgão também fez 144 abordagens a ambulantes e emitiu 22 notificações especiais, entre as quais notificação para que os trios não utilizem serpentinas, atividade comercial sem licença e venda proibida de bebidas em garrafas de vidro. 

 

Em vistoria nos bairros, dois autos de infração foram emitidos, além de dois embargos e uma interdição de obra sem licença. 

 

Camarotes – Foram feitas 35 vistorias em camarotes, resultando em duas notificações especiais, dois autos de infração e na interdição de um hostel que estava utilizando o local como camarote na Barra sem a devida licença. Sete praticáveis foram notificados. 

 

Publicidade – Ao todo, 33 vistorias foram realizadas para verificar as publicidades irregulares ao longo dos circuitos da folia. Três notificações foram emitidas para a regularização de blimps (balões) e dois autos de infração pela distribuição de encartes sem a devida licença e uso desses materiais não licenciados.  

 

O órgão também apreendeu três blimps, três bases de metal no Campo Grande e 1.128 encartes promocionais na Praça Castro Alves. 

 

Bebidas – Neste terceiro dia, foram apreendidas 15.700 unidades de bebidas de marcas não autorizadas e algumas em garrafas de vidro. Foram 10.818 unidades apreendidas na Barra, 4.826 em Ondina e 56 no Campo Grande. 

 

Sonora – Ao todo, 113 vistorias sonoras foram realizadas, resultando em uma notificação e um auto de infração devido à utilização de som sem a devida licença. Também foram registradas cinco denúncias, 96 monitoramentos de trio, sete em camarotes, 24 em palco. Duas atividades sonoras foram encerradas.  

 

A Sedur ainda apreendeu uma mesa de som em camarote irregular na Barra. 

 

Trânsito – A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) registrou 11 acidentes ontem (18) com 12 vítimas feridas. O órgão atuou com 88 viaturas, 47 motoviaturas e 384 agentes de trânsito. 

 

Como parte da operação Respeite a Vida (Blitz Lei Seca), a Transalvador realizou 416 abordagens a condutores, resultando em 44 autuações gerais, 25 autuações por desrespeito à Lei Seca, e sete remoções de veículos. Não foi recolhida nenhuma Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

 

O órgão também realizou a Blitz de alcoolemia com condutores profissionais, abordando 470 condutores da Prefeitura, 108 taxistas, 155 condutores de ônibus e 39 mototaxistas. 

 

Estacionamento – Ao todo, houve 10.215 utilizações de vagas Zona Azul e 407 autuações. 

 

Manutenção – A Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) desobstruiu 427 dispositivos de drenagem (caixas de sarjeta e poços de visita) e fez o jateamento de 4.500 metros de rede.   

 

As equipes de plantão também fizeram uma poda de árvore fora do circuito, no bairro da Pituba, reposição de duas folhas de tapumes para a preservação de espaços e monumentos nos circuitos e proximidades, além da operação tapa-buracos com 125 quilos de asfalto frio. 

 

Promoção Social – A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) realizou 515 abordagens pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), 165 cadastros, registrou 74 crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, 98 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, 18 encaminhamentos para os Centros de Convivência e 209 encaminhamentos diversos. 

 

O órgão também fez 102 abordagens do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), nove cadastros, além de identificar uma criança em situação de trabalho infantil. Fez ainda sete encaminhamentos diversos e três acolhimentos. 

 

Catafolia – Os espaços de apoio aos catadores de recicláveis registraram 860 atendimentos, sendo 410 em Ondina e 450 no Dois de Julho.  

 

A Sempre disponibilizou dois espaços de apoio aos catadores de material reciclável no CAS Wilson Lins, em Ondina, e na Escola Permínio Leite, no Dois de Julho. Os espaços funcionam das 7h às 17h com banheiro químico, orientação sobre local para banho, entre outros serviços. 

 

Camarotes acessíveis – Os camarotes acessíveis do Campo Grande, Ondina e Piedade receberam 335 pessoas. Na estrutura situada no Campo Grande, 110 idosos e 19 acompanhantes brincaram o Carnaval.  

 

A estrutura de Ondina recebeu 135 pessoas, entre elas, 72 idosos e 32 acompanhantes, além de 18 Pessoas com Deficiência e 13 acompanhantes. Na Piedade, foram 71 pessoas, 42 Pessoas com Deficiência e 29 acompanhantes. 

 

Políticas sobre Drogas – O Observatório em Políticas sobre Drogas realizou 793 observações e 166 entrevistas. Entre o público atendido, 35% foi feminino e 65% masculino.  

 

Entre as pessoas entrevistadas, 68% se autodeclararam pretas, 30% pardas e 4% brancas. Ao todo, 38% disseram usar drogas todos os dias, 18% disseram usar de um a três dias, 4% disseram usar drogas de 4 a 6 dias e 40% não responderam.  

 

As drogas mais utilizadas são cigarro/tabaco (50%) e álcool (46%).  Ao todo, 66% das pessoas entrevistadas disseram ser mais fácil ter acesso a drogas no Carnaval, 11% afirmaram ser mais difícil, 18% consideram o acesso igual e 5% não responderam. 

 

Atenção à Mulher – Os Centros de Atenção à Mulher registraram 387 atendimentos, sendo 191 no Campo Grande e 196 na Barra. A estrutura do Campo Grande contabilizou 68 informações prestadas sobre direitos da mulher; 60 atendimentos sociais, 61 atendimentos psicológicos e dois atendimentos de orientação jurídica.  

 

Ao todo, foram registradas 14 ocorrências no Campo Grande, oito importunações sexuais, cinco assédios e uma violência psicológica. 

 

Já o Centro de Atenção à Mulher da Barra assinalou 118 atendimentos sociais, 42 atendimentos psicológicos e 36 atendimentos de orientação jurídica. Foram registradas quatro ocorrências de assédio, quatro de violência psicológica e quatro de violência física. 

 

Centros de Acolhimento – Os cinco Centros de Acolhimento, Aprendizagem e Convivência (Caac) acolheram 325 crianças e adolescentes. São três pontos no Centro (Escola Ruy de Lima Maltez, Escola Paroquial de Santana e Escola Hildete Lomanto) e dois na Barra/Ondina (Escola Casa da Amizade e Escola Osvaldo Cruz). 

 

Ouvidoria – A Ouvidoria Geral do Município recebeu 4.282 solicitações, a maioria composta por elogios. Foram 4.203 por dispositivo móvel e 79 pela Central Disque Salvador 156. Foram 1.795 elogios (41,9%); 1.220 informações/orientações (28,5%); 627 reclamações (14,6%); 186 solicitações (4,3%) e 40 denúncias (0,9%). 

 

imagem

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑