Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Procon-BA realizou 80 fiscalizações e duas autuações durante operação de Carnaval

 


Procon-BA realizou 80 fiscalizações e duas autuações durante operação de Carnaval


As fiscalizações compõe as ações do Plantão Integrado dos Direitos Humanos

O Procon-BA, órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), segue fiscalizando estabelecimentos comerciais para coibir práticas abusivas contra o consumidor nos dias de Carnaval. A operação está acontecendo dentro e fora do circuito e já passou por 16 bairros da capital baiana.

Até o meio dia de hoje (21), o órgão de proteção e defesa do consumidor realizou 80 fiscalizações durante as visitas, que resultaram em duas autuações por violações ao direito do consumidor. Os fornecedores autuados responderão a processos administrativos e poderão sofrer as penalidades estabelecidas na legislação consumerista e demais correlatas.

"O Procon-BA no Carnaval atua como parte integrante das ações do Plantão Integrado dos Direitos Humanos, estando com equipes em campo e na sede para apurar denúncias e fiscalizar os estabelecimentos, a fim de garantir o direito do consumidor, conforme prevê o Código de Defesa. Seguimos até o último dia de folia com as operações a todo vapor", afirmou Tiago Venâncio, superintendente do órgão da SJDH.

As equipes estão atentas a indicação da ML das bebidas e gramatura dos alimentos no cardápio - que devem estar especificados. Também foi observado a validade dos produtos, especialmente ao dos fatiados (queijo, presunto, etc) - que devem ser comercializados no balcão até 24h (para os normais) e 72h (especiais).

"A operação visa, ainda, coibir fraudes, reprimir a comercialização de produtos que possam trazer riscos à saúde dos foliões e se os produtos possuem precificação adequada e prazos de validade" acrescentou Venâncio.

As fiscalizações já passaram pelos bairros Parque Bela Vista; Caminho das Árvores; Luís Anselmo; Baixa de Quintas; Dois de Julho; Santo Antônio; Ondina; Barra ; Canela; Garibaldi; Graça; Vitória; Campo Grande; Barris; Barbalho; e Nazaré.

As denúncias ao órgão poderão ser encaminhadas através do Aplicativo PROCON-BA MOBILE ou por e-mail: denuncia.procon@sjdhds.ba.gov.br.

Sobre o Plantão

Coordenado pela SJDH, em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), o Plantão Integrado de Direitos Humanos reúne diversos órgãos de governo, entidades do Sistema de Garantia de Direitos com a finalidade de combater a violação de direitos humanos no Carnaval de Salvador. A iniciativa conjunta funciona na sede do Procon-BA, localizada na Rua Carlos Gomes, nº 746, no Centro de Salvador, até o último dia oficial da folia, na terça-feira (21), das 9h às 3h da madrugada.

Participam do Plantão, além do Governo do Estado, o Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público do Estado (MPE-BA), Defensoria Pública do Estado (DPE-BA), Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), Delegacia Especial de Repressão aos Crimes contra a Criança e o Adolescente (DERCCA), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Ceca), Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT 05), Juizado da Infância e Adolescência, Prefeitura Municipal de Salvador, Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), as ONGS Pontos Diversos e Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3.



FOTOS: Andreza Mona/Ascom SJDH


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑