Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Projeto Busca Ativa dissemina cultura de voluntariado na Rede SAC


Iniciativa é desenvolvida no SAC Bela Vista e deve ser ampliada para outras unidades do SAC 


Imagine a seguinte situação: ir a uma unidade da Rede SAC, e, além de obter atendimento para os serviços de cidadania ofertados, também contar com a oportunidade de ajudar algum projeto social ou obter informações sobre como conseguir mais voluntários para sua instituição sem fins lucrativos. Essa realidade já é possível graças a uma parceria entre a plataforma Bahia.Estado Voluntário e a Rede SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão).  


A iniciativa, intitulada projeto Busca Ativa Solidária, fomenta práticas solidárias e tem como objetivo principal alavancar a cultura de voluntariado na Bahia. É o que explica Cláudio Mendes Oliveira, voluntário no projeto Busca Ativa, que foi à referida unidade tratar de assuntos pessoais e acabou se deparando com uma surpresa positiva. “A gente aprende e cresce muito com o voluntariado. Eu vim ao SAC como cidadão e acabei virando voluntário, desde então, atuo ajudando ONGs a criar e desenvolver projetos sociais”, disse.   


Nesse momento, o projeto é desenvolvido no SAC Bela Vista, em Salvador. Conforme Kátia Camillo, coordenadora do projeto Busca Ativa Solidária e da plataforma Bahia.Estado Voluntário, em breve essa rede de solidariedade será ampliada. “Estamos disseminando a cultura de solidariedade através de ações como a Interiorização do Voluntariado, que, além de levar a plataforma Bahia.Estado Voluntário ao conhecimento de outros municípios na Bahia, estaremos também iniciando o projeto Busca Ativa Solidária nos postos do SAC no interior e região metropolitana”, explicou.  


Segundo o gerente do SAC Bela Vista, Juracy Costa Barreto, a diversidade de público e o grande número de pessoas que circulam diariamente no SAC impactam positivamente para a visibilidade das iniciativas de voluntariado. “Registramos uma rotatividade alta de público aqui. A estratégia de trazer o projeto para mais perto das pessoas serve como estímulo à cultura de ajudar o próximo”, afirmou. 

 


Como funciona o projeto Busca Ativa Solidária  


O candidato em potencial que é captado pelo SAC passa por uma triagem de perfil, depois é capacitado no modelo de atendimento da Rede SAC, atua por um ano, e, ao final da prestação do serviço, recebe um certificado emitido pela plataforma. Outra opção é inscrever-se no projeto diretamente através da plataforma Bahia.Estado Voluntário.   


O voluntário atua no posto SAC Bela Vista apresentando a plataforma do voluntariado para todos os visitantes, tirando dúvidas e convidando pessoas e instituições a se cadastrarem na plataforma enquanto esperam seu atendimento.  


Além disso, esse voluntário explica como é feito o cadastro de projetos sociais e orienta as pessoas como podem participar de várias ações sociais cadastradas na plataforma Bahia.Estado Voluntário.   


O projeto Busca Ativa Solidária foi implantado em 04 de abril de 2022. Desse período até dezembro de 2022, foram abordadas mais de quatro mil pessoas que passaram pelo SAC e se encantaram com o voluntariado.  


Interiorização do Voluntariado - A coordenação do Programa Bahia.Estado Voluntário realiza capacitações nas unidades da Rede SAC em outros municípios baianos, com o intuito de divulgar a plataforma de voluntariado, e posteriormente, implementar o projeto Busca Ativa Solidária em unidades na região metropolitana de Salvador e no interior do estado.   


Até o momento, as capacitações já chegaram aos municípios de Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Lauro de Freitas, Ilhéus, Itabuna e Jequié, durante as caravanas de interiorização do voluntariado.  


O programa - A plataforma Bahia.Estado Voluntário (www.estadovoluntario.ba.gov.br) possibilita a intermediação entre voluntários e entidades. Candidatos que pretendem atuar em um trabalho voluntário devem fazer seu cadastro na ferramenta, informando as suas áreas de interesse e os horários disponíveis.  


Entidades públicas ou privadas cadastram seus projetos e informam quais são as necessidades de voluntários. Quando os dois lados coincidem acontece a intermediação. 


Lançado em 2019, o programa alcançou a marca de mais de 12 mil voluntários cadastrados, até o momento, além de mais de 1.300 projetos de entidades públicas e privadas.   


A plataforma foi desenvolvida pelo Governo do Distrito Federal e cedida ao Governo da Bahia, através de Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria da Administração, que juntamente com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) fez as adequações necessárias e implementou o projeto na Bahia. Faça uma visita ao site www.estadovoluntario.ba.gov.bre mude a vida de alguém ao se tornar voluntário.  


 Fotos: Marcos Zurck/Saeb

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑