Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Regata internacional World ARC chega a Salvador

 


Regata internacional World ARC chega a Salvador 

 

Fotos: Divulgação 

 

Em um movimento importante de retomada, depois de dois anos de interrupção das regatas por força da pandemia, Salvador recebeu, nesta quarta-feira(9), a 10ª Regata World Atlantic Rally for Cruising (World ARC), no Terminal Turístico Náutico da Bahia, no Comércio. Das oito embarcações que concluem a competição, a Sky foi a primeira a ancorar, sendo que as demais têm chegada prevista até domingo (12).  

 

A Word ARC é um dos tradicionais e importantes eventos náuticos internacionais de navegação à vela. A Prefeitura de Salvador apoia institucionalmente a 10ª edição do evento, tendo coordenado com a organização da competição, em conjunto com a Capitania dos Portos (Marinha), Receita Federal e Polícia Federal os trâmites da chegada da regata. Os tripulantes foram recebidos com os quitutes de Nalvinha, baiana de acarajé, representantes da Prefeitura de Salvador e da Marinha do Brasil. 

 


"A volta das regatas internacionais confirma o potencial de Salvador, demonstrando que a Baía de Todos os Santos apresenta as condições geográficas favoráveis para o desenvolvimento do esporte náutico. Além disso, o evento volta a colocar Salvador no roteiro das regatas e contribui para a maior visibilidade da capital baiana”, lembra Geraldo Magalhães Pinto, diretor de turismo da Secretaria Municipal da Cultura (Secult), entidade que lidera o Comitê Náutico de Salvador.  

 

“O apoio recebido é inestimável. O projeto de aprimoramento e crescimento do turismo náutico em Salvador, juntamente com a agilidade nos procedimentos de chegada e desembaraço, são muito importantes para o nosso evento, a fim de permitir que nossos participantes desfrutem plenamente da cidade de Salvador, com todas as suas belezas. Esperamos voltar aqui com mais embarcações e mais participantes.”, agradeceu o representante da World ARC, Stefano Palumbo.  

 

As embarcações Sky Ko Tangaroa, Chanto, Celtic Star, Island Wanderer, Amazing Grace, Jubilate Mare e Nakula devem ficar ancoradas no Terminal Náutico até o dia 23 deste mês. Durante este período, 32 tripulantes da regata terão a oportunidade de conhecer os atrativos turísticos locais, incluindo o Carnaval baiano.  

 

Volta ao mundo – Organizada todos os anos pela World Cruising Clube, a World ARC tem como meta dar a volta ao mundo, perfazendo um total de 26 mil milhas náuticas, correspondendo ao total de 15 meses de viagem. A tripulação é representada por diversas nacionalidades, entre americanos (5), ingleses (11), australianos (4), holandês (1), japoneses (7), brasileiros (2), canadense (1) e sul africano (1).  

 

A regata atravessa os oceanos Atlântico, Pacífico e Índico. A saída ocorreu na Ilha de Santa Lucia, no leste do Caribe, e seguiu para o Canal do Panamá, passando pelo Arquipélago de Galápagos, no Equador. Em seguida, passou por ilhas do Pacífico, Ilhas de Marquesas, Arquipélago de Sociedade, na Polinésia Francesa; Tonga, Reino polinésio; Ilhas Fiji e Vanuatu, países da Oceania, Austrália; Lombok, Ilha da Indonésia; Christmas Island, na Austrália; Cocos Keeling, arquipélago australiano; Ilhas Maurícias, na África Oriental; Ilha da Reunião, no Oceano Pacífico; África do Sul e Namíbia, no continente africano; e Ilha de Santa Helena, antes de chegar a Salvador.  

 

Após o Carnaval, os veleiros têm um período livre, deixando a capital baiana para Cabedelo, na Paraíba, e, em seguida, finalizando em Granada (Caribe).  

 

Economia do mar - Em julho de 2021, a Prefeitura implantou o Comitê Náutico de Salvador, reunindo membros do Poder Público municipal, estadual e federal, bem como da sociedade civil. Desde então, o comitê tem tratado da economia náutica de maneira ativa, como objetivo traçar estratégias para o fortalecimento do setor, na capital baiana. 

 

Desde então, o Município vem trabalhando em temas associados à comunidade náutica, como a atração do Salão Grand Pavois - um dos maiores salões náuticos do mundo -, este ano, bem como a recuperação e modernização de rampas públicas de acesso ao mar.  

 

SAC Náutico – Dentro da estratégia para o desenvolvimento da economia do mar, a Prefeitura desenhou o SAC Náutico, que está em fase final de implantação e será uma unidade instalada em um espaço na Doca1, no Comércio (ao lado do Terminal Náutico). A operação ocorrerá em parceria com órgãos com atribuições relacionadas ao setor náutico, incluindo a Capitania dos Portos (Marinha do Brasil), Receita Federal do Brasil e a Polícia Federal.  

 

O trabalho sincronizado entre os órgãos já está em funcionamento e atendeu à regata World ARC, representando o primeiro evento com o apoio técnico e institucional do SAC Náutico. “Além de facilitar a vida do cidadão soteropolitano, depois da sua implantação, o SAC Náutico tem como visão figurar como importante pilar de atração de regatas e eventos internacionais, além de contribuir para que Salvador seja uma porta de entrada para o navegador estrangeiro no país”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico de Salvador, Mila Paes.  

 

Entre 2001 e 2007, a cidade de Salvador recebia anualmente entre 200 e 300 embarcações, distribuídas por dezenas de eventos internacionais, como a World ARC. Esse é o movimento que a Prefeitura de Salvador pretende resgatar para a cidade, com o trabalho coletivo do Comitê Náutico e de parceiros do SAC Náutico. A edição 2023/2024 da regata já saiu do Caribe e a World ARC voltará a Salvador em 2024, com 25 embarcações.





0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑