Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Salvador sediará circuito global de águas abertas para nadadores amadores




Mais uma competição passa o calendário de eventos esportivos de Salvador. A Prefeitura vai apoiar a realização do Oceanman Brazil, circuito global de águas abertas para nadadores amadores. Os detalhes foram divulgados nesta quinta-feira (9), na Arena Aquática, na Pituba, com as presenças do prefeito Bruno Reis, do secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Junior Magalhães, e representantes da empresa organizadora. O evento terá o apoio da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) e acontece entre os dias 1º e 2 de abril, com saídas a partir do Porto da Barra.  


O prefeito lembrou, durante discurso, que o Oceanman vai coincidir com a semana do aniversário de Salvador. "Desenvolvemos uma estratégia para captação de eventos e novos produtos que possam ajudar a cidade, inclusive no segmento do esporte, que é uma ferramenta de inclusão que possibilita aos jovens uma profissão para o futuro. Um evento como esse projeta a cidade no Brasil e no mundo, gerando renda e aquecendo toda a economia local. A Salvador que estamos construindo reuniu condições de receber o Oceanman". 


 


Bruno Reis destacou ainda a importância da Arena Aquática no estímulo ao esporte na capital baiana. "É importante para a natação em geral e, consequentemente, para a formação de novos atletas. Uma competição como essa inspira a garotada que treina aqui na Arena, nos clubes e nas praias, servindo como referência, além de estimular que muita gente que vive do esporte a se projetar no Brasil e no mundo".  


Estreia – A etapa Oceanman na capital baiana contemplará atletas amadores em diversas categorias, no trecho de mar que compreende do Porto da Barra até o Forte São Marcelo. “Estamos iniciando o ciclo de competições aquáticas deste ano. Este evento, que já aconteceu em 30 destinos internacionais, mostra que os esforços na implementação da política municipal de esporte são realizados da forma correta, através do investimento em estruturas, como é o caso da Arena Aquática Salvador, e na preparação de atletas de alto rendimento, consolidando assim a cidade com uma referência para sediar torneios e competições”, informou o titular da Sempre, Júnior Magalhães. 


Daniel Cansanção, CEO da marca Oceanman no Brasil, ressaltou que a Bahia é um celeiro de atletas de competições em águas abertas, e não poderia deixar de integrar este circuito. “Estamos em atividade há cinco anos, presentes em 23 países, com representações sulamericanas na Argentina, Chile e agora Brasil. Esta será a primeira etapa do Oceanman em Salvador, numa data simbólica, que é a semana do aniversário da cidade. Além disso, nosso compromisso é ir além do tradicional evento esportivo, passando a ser uma iniciativa social e de turismo, pois a marca tem um forte compromisso com a assistência social, e nossa ideia é justamente incluir o máximo de atletas de baixa renda e que normalmente não teriam condições financeiras de realizar a inscrição para um evento como este, assim como atletas PCDs (pessoas com deficiência), numa categoria que chamamos 'Inspiration'".  


Funcionamento – A etapa de Salvador também servirá como classificatória para o campeonato mundial, que este ano ocorre na Tailândia. Os dez primeiros colocados de cada categoria estarão automaticamente classificados para o Mundial. O evento é dividido em duas baterias. O primeiro dia será para as categorias Ocean Kids, quando participam crianças de 7 a 11 anos, nadando distâncias de 300 metros a 600 metros; e a categoria "Sprints", com 2 km de prova, e o revezamento de 3x609, onde cada um dos três atletas nada 600 km.  


No dia 2 de abril, segundo dia de provas, acontecem as competições principais. Primeiro o Half Oceanman, que são 5 km saindo do Porto da Barra até o MAM, retornando ao Porto. Em seguida, acontece a prova de 10 km, saindo do Porto da Barra, dá a volta no Forte São Marcelo e retorna ao local de partida. "O Oceanman tem o intuito de levar o atleta amador a nadar distâncias ainda não realizadas por eles, sempre pensando no compromisso com a assistência social", destacou Cansanção. 


 


Até o momento, a etapa Salvador já conta com 200 inscritos de 12 países (Ucrânia, Equador, Panamá, Lituânia, Reino Unido, EUA, Espanha, Itália, dentre outros. A precisão dos organizadores é chegar a 500 inscritos. Todos os nadadores participarão do evento utilizando bóias de segurança e chips para cronometragem. Os interessados podem se inscrever através do link https:// vendas. ticketmaker. com. br/?ct=2091&cl=287 . 


 


Os alunos da Arena Aquática participarão do Oceanman custeados pela Prefeitura. A aposentada Anita Santana, de 61 anos, pratica natação no equipamento municipal e já tem experiência no Oceanman, tendo participado da competição em Dubai e no Egito. "É uma competição bastante organizada e só tem a agregar ao verão de Salvador, com um campeonato divertido e, o melhor de tudo, na minha terra. É um evento grandioso e muito bem organizado". 


 


O presidente da FBDA, Diego Albuquerque, revelou que o evento vai promover ainda mais Salvador, que já é a capital da música, para também passar a ser a do esporte. “A gente sentia falta de uma gestão pública voltada para impulsionar ações deste tipo e, graças a Deus, estamos vendo isso acontecer. A capital baiana já é destaque nas águas abertas e daqui saíram grandes atletas, como Ana Marcela e Alan do Carmo. O Oceanman é agregador, porque tem o diferencial de trabalhar a inclusão social trazendo atletas de baixa renda para grandes competições. Estamos muito felizes com essa oportunidade e, sem dúvida nenhuma, esta será a maior etapa global que o evento realizará". 


Fotos: Betto Jr./Secom 


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑